Escola realiza segunda visita do projeto Nova Concórdia Lê 02/06/2011 - 11:50

Escola realiza segunda visita do projeto Nova Concórdia Lê

A segunda visita dos alunos do projeto Nova Concórdia Lê, do Colégio Estadual Arnaldo Faivro Busato, no município de Francisco Beltrão, acontece nessa quarta-feira (1º). Os alunos passam pelas casas da comunidade no entorno do colégio, no distrito de Nova Concórdia. O objetivo é incentivar o hábito da leitura e estreitar a relação entre alunos, pais e comunidade. A primeira visita do projeto aconteceu no dia 18 de abril - Dia Mundial do Livro.
O objetivo dos alunos levarem para casa livros para os pais não se restringe apenas a incentivá-los a ler. Também é um estímulo à leitura para os próprios estudantes, que ao perceber que a família inteira lê também vão se sentir motivados a fazer isto. “E eles não vão ter vergonha de dizer aos outros que lêem também”, acredita o professor de Artes Roberto Sutil de Oliveira, que acompanha os alunos nas visitas à comunidade. Para o professor, com as visitas as pessoas da comunidade se sentem valorizadas, o que é mais um estimulo para a leitura.
Durante a visita, quatro alunos do colégio e um professor se fantasiam de personagens de Monteiro Lobato, e passam pelas casas da comunidade ao entorno do colégio. O grupo realiza uma apresentação teatral e, em seguida, deixa um livro, um jornal ou uma revista em cada casa para que os moradores leiam. Após trinta dias, o grupo volta para as casas da comunidade para trocar o livro.
Os alunos passaram por 35 casas da comunidade e distribuíram 30 livros. “Não sou uma pessoa de ler, mas o projeto mexeu comigo”, revela a comerciante Zelete Junkes, que recebeu a visita dos alunos. “Eles trouxeram um livro de contos para a família ler. Meu marido adorou, pois ele tem gosto pela leitura”, conta. Ela é mãe de aluno da 2ª série colégio.
Além das visitas, o projeto Nova Concórdia Lê prevê que os estudantes emprestem pelo menos dois livros na biblioteca do colégio, um para eles e outro para os pais. A ideia é que alunos, pais e comunidade leiam a maior variedade possível de livros, por isso o colégio oferece textos de diferentes gêneros no projeto. “Eu me sinto realizado em participar do projeto”, fala o aluno da 7ª série Alexsandro Eger Tavares. Além de sempre emprestar livros da biblioteca do colégio para si próprio e para os pais, pois sempre gostou de ler, Alexsandro participa das visitas realizadas aos moradores da comunidade. Na primeira visita, ele se fantasiou de Pedrinho, personagem de Monteiro Lobato.