Escola técnica reúne pesquisas científicas em exposição 11/11/2015 - 16:19
Mais de 30 pesquisas científicas estão expostas na terceira edição do “Dia de Campo e Feira de Profissões – Educação, Produção e Tecnologia”, promovida pelo Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Newton Freire Maia, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Os trabalhos foram desenvolvidos ao longo do ano e são apresentados à comunidade, agricultores e empresários nesta quarta (11) e quinta-feira (12).
Durante os dois dias de exposições os visitantes vão conhecer diversas pesquisas relacionadas ao meio ambiente, energias alternativas e de produção agrícola desenvolvidas pelos estudantes. Segundo o diretor do colégio, Edson Blum, essa também é a oportunidade para a troca de experiências e conhecimento entre alunos dos cursos técnicos, profissionais que atuam na área e agricultores das regiões “Esse contato motiva os alunos que já estão fazendo um curso técnico e também aqueles que desejam iniciar uma formação de nível técnico”, disse Blum.
Além de apresentar o resultado dos trabalhos desenvolvidos, a feira serve para que os estudantes com planos de obter formação técnica conheçam a estrutura da escola e os cursos oferecidos. Foi o caso do aluno Gustavo Ernesto Avales Campos, 16 anos, do 3° ano do Colégio Estadual Arlinda Ferreira Creplive, do município de Quatro Barras, que estava em dúvida entre o curso técnico em engenharia ambiental e agropecuária. “O que eu vi aqui hoje foi fundamental para definir qual curso vou fazer”, disse o aluno, que optou pelo técnico em agropecuária. “Essas feiras são interessantes porque temos a oportunidade de vivenciar experiências diferentes daquelas que estamos acostumados a viver no meio urbano”, revelou Gustavo.
Essa é a oportunidade para os pais conhecerem de perto as atividades desenvolvidas diariamente pela escola. Foi o que fez a mãe do aluno Dirceu Cardoso de Almeida, 17 anos, do curso técnico em Sistema de Energias Renováveis, Lúcia Zanela de Almeida, que acompanhou a exposição. “Eu acho fantástico esse tipo de iniciativa porque incentiva os alunos a desenvolverem suas habilidades para pesquisas científicas”, afirmou.
CIÊNCIA PARA O FUTURO – São mais de 30 trabalhos científicos espalhados por mais de 50 mil metros quadrados da fazenda-escola, todos com os mesmos objetivos: melhorar a qualidade de vida no campo e preservar o meio ambiente.
Os alunos do 1° ano do curso técnico em Energias Renováveis, Marcos Paulo de Jesus, 15 anos; e Fabrício dos Santos, também de 15 anos, desenvolveram o projeto Biodigestor Anaeróbico, que funciona com energia provida de dejetos de suínos e bovinos. “Através da decomposição das bactérias presentes nesses dejetos é produzido o gás metano, que pode ser utilizado para gerar energia elétrica e mecânica”, explicou Marcos. O material não utilizado para a produção de gás é transformado pelos estudantes em biofertilizante, que pode ser utilizado como condicionador de solo para o plantio.
Os alunos do 3° ano do curso do técnico em agropecuária desenvolvem há um ano o projeto de produção e preservação de suínos da raça Moura, trazidos para o Brasil no século XIX, que estão ameaçados de extinção. “São suínos criados na região sul do país que possuem uma qualidade superior da carne por ter uma criação caseira e não industrial”, disse a aluna Ana Helena Gubert, de 16 anos, que desenvolve o trabalho junto com os colegas Gabriel Sabino, 17 anos, e Anderson Vatraz Silva, de 16 anos.
O projeto é desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Estadual Paulista (Unesp).
REFERÊNCIA – O Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia é referência na oferta de educação profissional e agrícola na Região Metropolitana de Curitiba e Vale do Ribeira. A escola oferece gratuitamente cursos de nível técnico em Meio Ambiente, Paisagismo, Sistema de Energias Renováveis e Agropecuária, todos na modalidade integrada, na qual os estudantes cursam as disciplinas técnicas e da base nacional comum ao mesmo tempo. O colégio atende cerca de 450 alunos, dos quais 100 permanecem na escola em regime de internato.
SERVIÇO:
3° Dia de Campo e Feira de Profissões - Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia.
Data: 11 e 12 (quarta e quinta-feira).
Local: CEEP Newton Freire Maia - Estrada da Graciosa Km 20, n° 7.400, Parque das Nascentes, Pinhais - Paraná
Horário: 8h às 17h
Mais informações: (41) 3551 – 1558.




















