Escolas apresentam atividades de contraturno em festival 07/11/2014 - 17:00
Mais de 250 alunos de 11 escolas da região Noroeste do Estado, que ofertam atividades extras em contraturno ou através do ensino em tempo integral, participaram na tarde dessa sexta-feira (7) do primeiro Festival Regional Artístico e Cultural da Educação Integral, realizado em Ubiratã.
O evento foi promovido pelo Núcleo Regional de Educação de Goioerê e teve como objetivo divulgar os trabalhos desenvolvidos nessas escolas, além de motivar e incentivar os alunos a participarem das atividades. “O encontro serve também para proporcionarmos a interação entre as escolas que trabalham com a educação integral através da troca de experiências e com isso enriquecermos ainda mais a nossa oferta”, explicou o coordenador do festival, Adriano Hidalgo Fernandes.
Foram mais de 20 apresentações relacionadas às atividades como teatro, dança, música e documentários que são desenvolvidas diariamente nas escolas da região. Wellington Henrique de Paula Machado, 15 anos, do 9° ano do ensino fundamental, do Colégio Estadual Moreira Sales, no município de Moreira Sales, apresentou junto com os colegas a peça de teatro “Viagem a Tóquio”. “Foi uma experiência diferente do que estamos acostumados poder apresentar para tantas pessoas”, contou o aluno que, além de apresentar, escreveu o roteiro junto com os colegas.
Geovana Alves dos Santos, 13 anos, do 8° ano do ensino fundamental, da Escola Estadual Dom Pedro II, em Janiópolis, participou da apresentação de dança Free Step. “Nós ensaiamos bastante e nos dedicamos muito e hoje fizemos uma boa apresentação. Foi o resultado do nosso esforço”, disse a aluna que participa da aula de dança uma vez por semana no contraturno escolar.
No Paraná, aproximadamente 350 mil alunos participam de atividades extras fora do horário normal de aula. São mais de 90 atividades em várias modalidades como vôlei, futsal, futebol, xadrez, dança, música, educação ambiental, artesanato, pintura entre outras desenvolvidas diariamente nas escolas da rede estadual de ensino.










