Escolas comemoram Dia Mundial do Meio Ambiente 06/06/2012 - 10:11

Diferentes mobilizações estão sendo realizadas nessa terça-feira (05) em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. No Paraná, alunos de diversas escolas estaduais realizaram atividades com o objetivo de refletir sobre questões relacionadas ao tema. Entre eles, o Colégio Estadual Ayrton Senna da Silva, em Toledo, desenvolveu um projeto de conscientização ambiental e social, de forma a melhorar o ambiente escolar.

A atividade, desenvolvida pela professora das disciplinas de Ciências e Biologia, Solange Florência Delanora, com os alunos do 2º ano do ensino médio, consistiu em plantar mudas de árvore em todo o pátio. Ao todo foram 21 mudas plantadas.

Para garantir que as árvores sejam bem cuidadas e cresçam, houve um trabalho de conscientização dos demais alunos. Entre as ações, foram realizadas palestras, jogos educativos no laboratório de informática e oficina de conscientização pela música. “Cada turma irá adotar uma das árvores plantadas para continuar cultivando e cuidando dela”, relatou a professora.

O aluno Arthur Roger comentou ter sido uma experiência importante. “Plantamos árvores para melhorar o colégio e conscientizamos os alunos menores para não jogar lixo na grama ou no chão”, relatou.

O ano de 2012 é marcado por dois eventos importantes para a Educação Ambiental. A Rio+20 – Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorrerá de 12 a 22 de junho, e a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente, com o tema “Construindo um Brasil com Escolas Sustentáveis”. De acordo com Maurício Rosa, coordenador de Desenvolvimento Socioeducacional da Secretaria de Estado da Educação, esse é um bom momento para realizar atividades que abordem essas temáticas de forma articulada e interdisciplinar, buscando a reflexão crítica dos estudantes e a ação frente à realidade socioambiental.

Educação Ambiental - Para estimular ações voltadas à popularização da educação ambiental, foi aprovado o Projeto de Lei 15/09, que institui a Semana de Educação Ambiental nas escolas do ensino fundamental e médio, a ser realizada anualmente na primeira quinzena de junho e contemplar atividades desenvolvidas em todos os componentes curriculares.

Em Apucarana, o Centro de Educação Básica para Jovens e Adultos Professora Linda Eiko Akaaji Miyadi desenvolve, nesta primeira quinzena, uma série de atividades teóricas e práticas com conteúdos relacionados ao meio ambiente.

Segundo a coordenadora do evento, professora Yara Margarete da Rocha Gruszka, o objetivo é informar e formar alunos cidadãos conscientes quanto à importância da preservação do meio ambiente. “A comunidade escolar terá a oportunidade de participar de palestras e oficinas sobre confecção de sacolas, sabonetes, sabão com óleo usado e decopagem com filtro de papel usado. Também está sendo discutida a importância da separação do lixo”, relatou.

FORMAÇÃO – Discussões sobre meio ambiente também são levadas à formação dos profissionais da educação. Um exemplo é o curso realizado em Ponta Grossa-PR, nessa quarta-feira (06) - Formação Descentralizada de Educação Ambiental na Escola - Polo Ponta Grossa. Participaram técnicos pedagógicos dos NRE Irati, Guarapuava, Pitanga, Ponta Grossa e Telêmaco Borba, gerentes das Unidades de Conservação do Parque Estadual Villa Velha e Guartelá e professores das escolas estaduais do município de Ponta Grossa.

O evento forneceu subsídios teóricos e metodológicos aos profissionais da educação básica para orientar os professores a trabalhar com a educação ambiental nas disciplinas. “Há ainda o incentivo à reflexão crítica e a ação frente à realidade socioambiental local, tendo a escola como espaço integrador. Além de contribuir para construção de um espaço educador sustentável por meio da realização de um trabalho de educação ambiental interdisciplinar envolvendo a comunidade escolar”, explicou Mauricio Rosa, coordenador de Desenvolvimento Socioeducacional da SEED.

Para motivar os professores a realizar ações educativas nas unidades de conservação, foi realizada uma prática de campo no Parque Estadual Vila Velha nessa. Foram trabalhados os conteúdos de metodologia e prática de educação ambiental a partir de estruturas sustentáveis; Percepção e educação ambiental; software na educação ambiental; ações educativas nas unidades de conservação; Agenda 21 e escolas sustentáveis.

GALERIA DE IMAGENS