Escolas das ilhas do litoral paranaense recebem a SEED 07/05/2012 - 08:40

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) tem atuado intensamente para garantir uma educação de qualidade para todos os estudantes paranaenses. Nas ilhas do Litoral do Paraná, as demandas existentes nas escolas estaduais também estão sendo analisadas para receber os encaminhamentos necessários. A superintendente da educação, Meroujy Cavet, esteve na região na sexta-feira (04) para conhecer a realidade das escolas das ilhas.

Essa proximidade da superintendente com as escolas é muito importante para conhecer a realidade das comunidades. “Temos que garantir o acesso às escolas e a permanência de todos os estudantes, indiferente das especificidades existentes, além da qualidade de ensino ofertada nas escolas”, enfatizou Meroujy.

Na quinta-feira (03) foram visitadas a Ilha do Amparo, Ilha de Piaçaguera, Ilha de São Miguel, Ilha das Peças, Ilha Rasa, Tibicanga, Ilha de Superaguí. Na sexta-feira (04) foi a vez da Ilha do Mel.

O Planejamento deve ser pensado de maneira diferente do padrão, e só conhecendo o dia a dia da ilha para ter esse olhar diferenciado. “Com a visita, ela (Meroujy) terá mais propriedade para trabalhar em busca dos benefícios para essas escolas, de acordo com suas especificidades”, afirmou o diretor do Colégio Estadual Ilha das Peças, Fernando Luis Ramos Brock.

No Colégio Estadual Ilha Rasa, a equipe ouviu a comunidade escolar sobre demandas de pessoal e de infraestrutura da escola. “O contato fortalece o vínculo entre escola, Núcleo e SEED. Essa aproximação proporciona uma dinamicidade maior para as questões educacionais”, disse o diretor Oromar Cordeiro Barbosa.


Foto: NRE Paranaguá

Para Olga Scholz Polasek, diretora do Colégio estadual Ilha Superagui, a visita serviu para que os representantes da SEED percebessem a realidade de uma escola na ilha. “O olhar deve ser diferenciado, pois há muitas particularidades. O transporte escolar é uma delas. Como grande parte dos alunos vem de barco, há a dependência do tempo e da maré”.

Meroujy também se reuniu com a comunidade da ilha de Tibicanga que solicita a implantação de uma escola para os últimos anos do ensino fundamental. Com a construção, também será possível atender as comunidades pesqueiras de Bertioga, Barbados e Guapicum. Esses alunos levam cerca de duas horas para chegar a Guaraqueçaba para estudar.

No total são 10 escolas de educação indígena e de ilhéus atendidas pela Secretaria de educação. São 653 alunos matriculados nos ensino fundamental, médio e na Educação de Jovens e Adultos. Todas as escolas funcionam em dualidade administrativa com os municípios.

Participaram da visita a chefe do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, Selma Camargo Meira; a diretora do Departamento de Legislação Escolar, Cibele Lacerda; e o assessor dos Núcleos Regionais de Educação, Alexandre Roger Barbosa.

Está previsto a construção de novas unidades nas Ilhas do Mel, das Peças, de Superagui e Rasa. Os departamentos da SEED já estão tomando as providências para dar o encaminhamento legal necessário nos órgãos ambientais - por se tratar de áreas de proteção ambiental e de territórios da União.

GALERIA DE IMAGENS