Escolas de Cianorte mostram melhorias com o PAD 30/10/2013 - 16:00
Nesta quarta-feira (30), diretores de escolas e colégios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação de Cianorte apresentaram em Curitiba os primeiros resultados do trabalho com o Plano de Ações Descentralizadas (PAD). Lançado em agosto pela Secretaria da Educação para 441 escolas da rede, o PAD tem motivado os gestores a repensar a realidade da escola.
Cada ação do PAD é focada no que a escola necessita. “Constatamos que os alunos melhoraram o rendimento e apresentaram boas notas após a implantação do Plano na nossa escola. A evasão também diminuiu”, disse a diretora Arlene Francisca da Rocha, do Colégio Estadual Emílio de Menezes, em Japurá.
No Colégio Estadual Helena Kolody, em Terra Boa, o trabalho do PAD tem reforçado as boas ações que já vinham sendo praticadas na escola. “Para nós ele melhora e reforça aquilo que era bom. É um respaldo para nosso trabalho” ressaltou a diretora Maria Regina Colonello.
A chefe do Núcleo de Cianorte, Yolanda Cristina Rodrigues Oliveira, destacou que o Plano tem credibilidade com os gestores das escolas. “As ações do PAD nos deixa ainda mais presente nas escolas, e também nos aproximou dos alunos e de suas famílias, o que aumentou muito a confiança para todos os envolvidos”, afirmou Yolanda.
O encontro contou com a participação da representante do grêmio escolar do Colégio Emílio de Menezes, a aluna Brenda Serenini Perina. De acordo com ela, no início os alunos estranharam a presença de funcionários do Núcleo na escola. “Depois de reuniões com todos os alunos, percebemos que a ajuda foi um incentivo para a melhoria das notas, da participação no Saep (Sistema de Avaliação da Educação Básica do Paraná) e na Prova Brasil. Todos só querem ajudar a escola”, declarou a aluna.
Com o Plano, a Seed acompanha e assessora de maneira individual e contínua das escolas, mas garantindo a autonomia delas. “Não podemos trabalhar de forma generalizada, tendo realidades tão diferenciadas em todo o Paraná. Precisamos respeitar essas diferenças e ajudar a resolver problemas que nem sempre são comuns a todas as escolas”, disse a superintendente de Educação, Eliane Rocha.
O Plano de Ações Descentralizadas presta assessoria às escolas na realização de ações que diminuam as taxas de abandono, reprovação e aprovação por conselho de classe, melhorem a proficiência em leitura e a resolução de problemas de forma disciplinar e interdisciplinar.
Cada Núcleo Regional de Educação conta com a presença de técnicos para acompanhar o trabalho realizado nas escolas da região. Semanalmente são realizados contatos e visitas para identificar as necessidades das escolas e, a partir daí, promover capacitação para os profissionais que nelas atuam.
No próximo 13 de novembro é a vez do Núcleo Regional de Educação de Curitiba apresentar os primeiros resultados do PAD.