Escolas de Piraquara e Curitiba recebem visita da secretária da Educação 28/09/2010 - 20:42
O Colégio Estadual Ivanete Martins de Souza, em Piraquara, e o Colégio Estadual Paulo Leminski, em Curitiba, receberam, nesta terça-feira (28), a visita da secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde. O objetivo é acompanhar a realidade dos estabelecimentos de ensino da rede pública estadual.
A secretária disse que o gestor público da Educação deve estar sempre atento às demandas que surgem nas escolas. “É muito importante acompanhar de maneira contínua o trabalho realizado em nossas instituições de ensino”, comentou.
Alayde Digiovanni, superintendente da Educação que acompanhou a secretária, afirmou que a visita foi uma oportunidade para que a comunidade escolar fosse ouvida em relação a questões de infraestrutura. “A Região Metropolitana teve um crescimento populacional muito grande nos últimos anos, e isto ocasionou uma demanda para atender o aumento do número de alunos”, explicou.
Também estiveram presentes na visita representantes do Conselho Escolar, do Grêmio Estudantil, da comunidade escolar, diretores do Colégio Estadual Professora Rosilda Oliveira e Colégio Estadual Guarituba, e do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte.
O diretor Luís Antunes, do Colégio Ivonte Souza, disse que a presença da secretária revela como se dá a gestão democrática. “Isso só demonstra o quão aberta está a Secretaria da Educação para atender as questões que afetam a área. Tínhamos a certeza que com a mobilização da comunidade, a secretária viria à nossa escola para discutir as pendências existentes”, disse. A escola oferece ensino fundamental e médio, além de Educação para Jovens e Adultos (EJA) para cerca de 1.600 estudantes. Algumas turmas estudam em turnos intermediários para atender a demanda da região.
No Colégio Paulo Leminski, a diretora Célia Luzzi, também deixou claro que a presença da secretária deixa evidente o diálogo entre as escolas e a SEED. “Vejo também que é um reconhecimento do trabalho que nós temos feito aqui no colégio, o que nos incentiva a continuar em busca da excelência do ensino”, contou.
Avanços – O Colégio Estadual Professor Lysimaco Ferreira da Costa e o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire, ambos em Curitiba, também foram visitados nessa segunda-feira (27) pela secretária de Estado da Educação.
Para Marconi Burgath, diretor do Colégio Professor Lysimaco, a visita da secretária é um importante passo para fortalecer a relação entre a SEED e a escolas. “Dessa forma, a secretária passa a se interar e a se integrar de todo o trabalho pedagógico que realizamos no piso da escola”, disse. Para ele, essa relação próxima propicia a melhora da qualidade de ensino na educação paranaense. “Os avanços que tivemos no material didático, nos investimentos em tecnologia, os cursos de formação para professores e funcionários para a carreira, que foi estabelecida por este governo, são exemplos”.
O diretor ainda lembrou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação (MEC) anunciado este ano, revela que os investimentos realizados pelo Governo do Estado apontam para a melhoria da qualidade do ensino do Paraná. O colégio atende cerca 1200 estudantes dos ensino fundamental e médio e atingiu o índice de 5,8 no IDEB nas séries finais do ensino fundamental, enquanto a meta para o Paraná era de 3,5 para o ano.
Visão semelhante tem Terezinha Rossi, diretora do CEEBJA Paulo Freire, ao afirmar que a visita representa a preocupação da SEED em estar atenta à realidade das escolas. Ela também comentou sobre os avanços da educação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Houve um investimento na formação dos professores, houve uma preocupação na uniformidade de carga horária e de avaliação entre as escolas que ofertam EJA”, disse. O CEEBJA Paulo Freire atende cerca de 4 mil estudantes.
A secretária disse que o gestor público da Educação deve estar sempre atento às demandas que surgem nas escolas. “É muito importante acompanhar de maneira contínua o trabalho realizado em nossas instituições de ensino”, comentou.
Alayde Digiovanni, superintendente da Educação que acompanhou a secretária, afirmou que a visita foi uma oportunidade para que a comunidade escolar fosse ouvida em relação a questões de infraestrutura. “A Região Metropolitana teve um crescimento populacional muito grande nos últimos anos, e isto ocasionou uma demanda para atender o aumento do número de alunos”, explicou.
Também estiveram presentes na visita representantes do Conselho Escolar, do Grêmio Estudantil, da comunidade escolar, diretores do Colégio Estadual Professora Rosilda Oliveira e Colégio Estadual Guarituba, e do Núcleo Regional de Educação Área Metropolitana Norte.
O diretor Luís Antunes, do Colégio Ivonte Souza, disse que a presença da secretária revela como se dá a gestão democrática. “Isso só demonstra o quão aberta está a Secretaria da Educação para atender as questões que afetam a área. Tínhamos a certeza que com a mobilização da comunidade, a secretária viria à nossa escola para discutir as pendências existentes”, disse. A escola oferece ensino fundamental e médio, além de Educação para Jovens e Adultos (EJA) para cerca de 1.600 estudantes. Algumas turmas estudam em turnos intermediários para atender a demanda da região.
No Colégio Paulo Leminski, a diretora Célia Luzzi, também deixou claro que a presença da secretária deixa evidente o diálogo entre as escolas e a SEED. “Vejo também que é um reconhecimento do trabalho que nós temos feito aqui no colégio, o que nos incentiva a continuar em busca da excelência do ensino”, contou.
Avanços – O Colégio Estadual Professor Lysimaco Ferreira da Costa e o Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos Paulo Freire, ambos em Curitiba, também foram visitados nessa segunda-feira (27) pela secretária de Estado da Educação.
Para Marconi Burgath, diretor do Colégio Professor Lysimaco, a visita da secretária é um importante passo para fortalecer a relação entre a SEED e a escolas. “Dessa forma, a secretária passa a se interar e a se integrar de todo o trabalho pedagógico que realizamos no piso da escola”, disse. Para ele, essa relação próxima propicia a melhora da qualidade de ensino na educação paranaense. “Os avanços que tivemos no material didático, nos investimentos em tecnologia, os cursos de formação para professores e funcionários para a carreira, que foi estabelecida por este governo, são exemplos”.
O diretor ainda lembrou que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Ministério da Educação (MEC) anunciado este ano, revela que os investimentos realizados pelo Governo do Estado apontam para a melhoria da qualidade do ensino do Paraná. O colégio atende cerca 1200 estudantes dos ensino fundamental e médio e atingiu o índice de 5,8 no IDEB nas séries finais do ensino fundamental, enquanto a meta para o Paraná era de 3,5 para o ano.
Visão semelhante tem Terezinha Rossi, diretora do CEEBJA Paulo Freire, ao afirmar que a visita representa a preocupação da SEED em estar atenta à realidade das escolas. Ela também comentou sobre os avanços da educação na Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Houve um investimento na formação dos professores, houve uma preocupação na uniformidade de carga horária e de avaliação entre as escolas que ofertam EJA”, disse. O CEEBJA Paulo Freire atende cerca de 4 mil estudantes.