Escolas e comunidade debatem propostas para Base Nacional
06/11/2015 - 17:50

As escolas da rede estadual de ensino do Paraná debateram, nesta sexta-feira (6), as propostas preliminares do documento estadual que contribuirá para a construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O debate seguirá até março de 2016 em  várias fases - municipal, regional e estadual.

A discussão é mais uma oportunidade para os profissionais da educação, alunos e pais participarem da elaboração do documento orientador que vai beneficiar mais de 190 mil escolas que oferecem a educação básica em todo o País.

A participação coletiva reforça a troca de experiências e sugestões para a elaboração do documento que vai orientar a educação básica no país. “É importante ouvir quem vive o dia a dia da escola para construirmos uma Base Nacional democrática que atenda as necessidades dos alunos”, disse Simoni de Biasi, pedagoga do Colégio Estadual Júlia Wanderley, em Curitiba.

O debate nacional permite que diferentes experiências sejam compartilhadas, respeitando as diversidades regionais de cada estado. “Esse debate é importante porque estamos contribuindo para a construção de um documento orientador que vai unificar as especificidades de cada região sem que as mesmas percam suas identidades, com isso iremos alcançar uma educação participativa que respeita as particularidades culturais dos estudantes”, explicou o professor de educação Física, Miguel Baez, também do Colégio Estadual Júlia Wanderley.

Na semana passada, mais de 500 representantes da comunidade escolar - entre professores, gestores, conselho escolar, Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), Grêmio Estudantil, agentes educacionais I e II - participaram de um encontro em Faxinal do Céu, no Vale do Ivaí, para debater sobre a “Escola que temos e a escola que queremos: rumo à Base Nacional Comum Curricular”.

A Secretaria de Estado da Educação irá elaborar várias ações junto com as instâncias educacionais para discutir a sistematização das sugestões paranaenses para a Base Nacional Comum Curricular. O documento será apresentado em um seminário estadual com a proposta do Estado do Paraná, que em seguida será enviada para o Ministério da Educação (MEC), junto com as propostas de outros estados, que resultará no documento da BNCC.

A BNCC faz parte do Plano Nacional de Educação que vai definir os conhecimentos que os estudantes brasileiros têm direito ao acesso durante sua trajetória na educação básica. O documento servirá como instrumento pedagógico que vai contribuir para o desenvolvimento do trabalho dos professores, pedagogos e direção e contará com a participação e acompanhamento dos pais no processo de ensino de seus filhos.

As contribuições também podem ser feitas pelo site do Mistério da Educação, no endereço basenacionalcomum.mec.gov.br .

GALERIA DE IMAGENS