Escolas fazem conferências do Meio Ambiente 20/09/2013 - 11:40
Estudantes de 637 escolas estaduais em todo o Paraná que realizaram a 4ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente nas escolas participam até sexta-feira (20) da etapa Conferência Regional. O evento envolve debates e reflexões sobre questões ambientais locais e propõem possíveis soluções com projetos que envolvam a comunidade escolar. A conferência na escola também serviu para indicar os representantes para a etapa estadual no próximo mês, em Curitiba.
A participação dos alunos na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente fortalece a formação de cidadãos conscientes, críticos e atuantes no lugar onde vivem, a partir da escola. A realização das etapas contou com o apoio de professores, pedagogos, funcionários e de representantes do grêmio estudantil das escolas.
O Colégio Estadual do Campo Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira, em Apucarana, trabalhou com o tema da “água” em sua conferência. O trabalho teve como objetivo orientar a comunidade escolar sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços referentes à água.
As causas de contaminação, poluição da água e do solo, bem como as doenças provenientes, as formas de transmissão e contágio também foram discutidas com os alunos. O tratamento de filtragem da água e estudos sobre o Rio Pirapó, que nasce em Apucarana, serviu para reflexões e discussões.
Os alunos que participam da conferência têm a oportunidade de debater, opinar e contribuir para a constituição de espaços educadores sustentáveis. Os seus trabalhos podem ser divulgados por meio de produtos de educomunicação à comunidade, como vídeos, imagens, fotografias, cartazes, folderes, fanzines, redes sociais, sites das escolas e blogs.
A conferência permite que os alunos sejam multiplicadores de informações e conhecimento. "Trabalhar com o projeto foi muito bom, pois aprendemos a interagir e a conhecer melhor os colegas. Também estamos construindo a horta em casa. Aprendemos muito sobre as vitaminas e o valor nutricional dos alimentos", disse a aluna do 8º ano do Colégio Estadual Maria Francisca de Souza, em Barra do Jacaré, Lawana Tironi dos Santos.
A realização das conferências se constitui em um processo pedagógico e atende ao Plano de Ações Descentralizadas (PAD) porque traz a questão ambiental para os debates que acontecem nas escolas e comunidades. Também são estimuladas a construção coletiva do conhecimento e resoluções de problemas socioambientais, além da valorização do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens.
CIANORTE - O Núcleo Regional de Educação de Cianorte realizou no dia 19 de setembro a sua etapa regional da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente. O evento aconteceu na Secretaria Municipal do Meio Ambiente da cidade, onde selecionaram os cinco projetos entre os subtemas propostos (Água, Terra, Ar e Fogo), que irão participar da Etapa Estadual.
Os projetos classificados foram:
Elemento Fogo: Fogo, uso inconsequente (Colégio Estadual do Campo Almirante Tamandaré);
Elemento Água: Quanto mais bueiros limpos, mais o Ribeirão Cristalino Agradece (Colégio Estadual Dom Bosco) e A Trajetória da Água, do Manancial à Torneira (Escola do Colégio Estadual Arnaldo Busato);
Elemento Terra: Projeto Crotalária: Libélulas voando contra a Dengue (Colégio Estadual de Cianorte) e Paisagismo: Uma opção para nossa escola mais bonita (Colégio Estadual Duque de Caxias).
PRÓXIMAS ETAPAS - Entre os dias 15 e 18 de outubro, em Curitiba, acontece o evento de apresentação da proposta desenvolvida pela escola e selecionada na etapa regional. Será também uma oportunidade para que sejam socializadas as experiências e realizada a eleição da deleção estadual.
O encontro preparatório dos delegados que representarão o Paraná acontece nos dias 21 e 22 de novembro em Curitiba. A Conferência Nacional será realizada de 23 a 28 de novembro, em Brasília, no Distrito Federal.
A participação dos alunos na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente fortalece a formação de cidadãos conscientes, críticos e atuantes no lugar onde vivem, a partir da escola. A realização das etapas contou com o apoio de professores, pedagogos, funcionários e de representantes do grêmio estudantil das escolas.
O Colégio Estadual do Campo Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira, em Apucarana, trabalhou com o tema da “água” em sua conferência. O trabalho teve como objetivo orientar a comunidade escolar sobre os desafios da gestão, acesso, distribuição e serviços referentes à água.
As causas de contaminação, poluição da água e do solo, bem como as doenças provenientes, as formas de transmissão e contágio também foram discutidas com os alunos. O tratamento de filtragem da água e estudos sobre o Rio Pirapó, que nasce em Apucarana, serviu para reflexões e discussões.
Os alunos que participam da conferência têm a oportunidade de debater, opinar e contribuir para a constituição de espaços educadores sustentáveis. Os seus trabalhos podem ser divulgados por meio de produtos de educomunicação à comunidade, como vídeos, imagens, fotografias, cartazes, folderes, fanzines, redes sociais, sites das escolas e blogs.
A conferência permite que os alunos sejam multiplicadores de informações e conhecimento. "Trabalhar com o projeto foi muito bom, pois aprendemos a interagir e a conhecer melhor os colegas. Também estamos construindo a horta em casa. Aprendemos muito sobre as vitaminas e o valor nutricional dos alimentos", disse a aluna do 8º ano do Colégio Estadual Maria Francisca de Souza, em Barra do Jacaré, Lawana Tironi dos Santos.
A realização das conferências se constitui em um processo pedagógico e atende ao Plano de Ações Descentralizadas (PAD) porque traz a questão ambiental para os debates que acontecem nas escolas e comunidades. Também são estimuladas a construção coletiva do conhecimento e resoluções de problemas socioambientais, além da valorização do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens.
CIANORTE - O Núcleo Regional de Educação de Cianorte realizou no dia 19 de setembro a sua etapa regional da IV Conferência Nacional Infanto-Juvenil do Meio Ambiente. O evento aconteceu na Secretaria Municipal do Meio Ambiente da cidade, onde selecionaram os cinco projetos entre os subtemas propostos (Água, Terra, Ar e Fogo), que irão participar da Etapa Estadual.
Os projetos classificados foram:
Elemento Fogo: Fogo, uso inconsequente (Colégio Estadual do Campo Almirante Tamandaré);
Elemento Água: Quanto mais bueiros limpos, mais o Ribeirão Cristalino Agradece (Colégio Estadual Dom Bosco) e A Trajetória da Água, do Manancial à Torneira (Escola do Colégio Estadual Arnaldo Busato);
Elemento Terra: Projeto Crotalária: Libélulas voando contra a Dengue (Colégio Estadual de Cianorte) e Paisagismo: Uma opção para nossa escola mais bonita (Colégio Estadual Duque de Caxias).
PRÓXIMAS ETAPAS - Entre os dias 15 e 18 de outubro, em Curitiba, acontece o evento de apresentação da proposta desenvolvida pela escola e selecionada na etapa regional. Será também uma oportunidade para que sejam socializadas as experiências e realizada a eleição da deleção estadual.
O encontro preparatório dos delegados que representarão o Paraná acontece nos dias 21 e 22 de novembro em Curitiba. A Conferência Nacional será realizada de 23 a 28 de novembro, em Brasília, no Distrito Federal.