Escolas promovem atividades para combater a dengue 13/12/2012 - 11:56

A Secretaria de Estado da Educação promoveu diversas ações em 2012 para contribuir no combate ao o mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, o principal objetivo foi conscientizar alunos, professores e funcionários para atuarem como multiplicadores de informações para mobilizar suas comunidades.

“Esperamos que todas as ações de prevenção e combate à dengue desenvolvidas ao longo de 2012 sejam colocadas em prática. Ainda mais nessa época do ano, quando calor e chuvas são constantes, o que aumenta o risco da proliferação da doença”, comentou a diretora do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, Maria Cristina Theobald. A diretora ainda comentou que as ações serão mantidas em 2013 com a proposta de ampliar o número de escolas envolvidas.

Uma das ações foi o Dia-D (Dia Nacional do Combate à Dengue), conforme a Lei 12235/10. Este dia está previsto para o penúltimo sábado de novembro de cada ano, mas em 2012, devido ao feriado do Dia da Proclamação da República, a semana iniciou no dia 17 de novembro. Coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), as escolas foram incentivadas pela equipe de Biologia do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação a envolverem os alunos com elaboração de cartazes, dramatização, palestras, entre outras inúmeras propostas.

As atividades foram registradas e enviadas ao Departamento de Educação Básica. A Escola de Educação Especial 30 De Março, em Cruz Machado, os alunos assistiram a vídeos sobre a doença, sintomas, tratamento, prevenção e cuidados. Fizeram desenhos e cartazes e foram à comunidade para identificar possíveis espaços nos quais o mosquito da dengue pudesse reproduzir e alertar a comunidade.

Em Curitiba, os alunos do 8º anos do Colégio Estadual Dom Orione, após pesquisas, debates e apresentações, produziram um mosaico para informar a comunidade escolar. Outros colégios estaduais da Capital que promoveram atividades foram o Lysímaco Ferreira Costa, Nossa Senhora Aparecida, Milton Carneiro, e Elysio Vianna.

Todas as escolas do Núcleo Regional de Educação de Toledo também marcaram a data com a produção de atividades. Também promoveram ações importantes de conscientização sobre o combate à dengue a Escola Estadual São Francisco, em Assis Chateaubriand; a Escola Estadual Distrito de Brasiliana, Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, e o Colégio Estadual Vinícius de Moraes, todos em Tupãssi; Colégio Estadual José Anchieta, em União da Vitória; Colégio Estadual Casimiro de Abreu, em Porto Vitória; São Mateus, em São Mateus do Sul; e Colégio Estadual do Campo Helena Kolody, em Cruz Machado.

FORMAÇÃO - Em junho, a Secretaria da Educação promoveu o curso “Dengue: conhecendo para prevenir II” que orientou técnicos pedagógicos das disciplinas de Ciências e Biologia dos Núcleos Regionais de Educação do Paraná para prevenção à dengue. O objetivo do trabalho foi disseminar o conhecimento sobre a dengue nas escolas para que os alunos combatessem o mosquito Aedes aegypti tanto nas escolas quanto em casa.

Durante o curso foram propostas atividades como o estudo do ciclo reprodutivo dos vetores; leitura e discussão de artigos científicos sobre o tema e trabalhos com imagens, contrapondo fotos de ambientes saudáveis com ambientes que podem ser foco de dengue.

CONSCIENTIZAÇÃO - As escolas também agiram para combater o mosquito em 2012. Em maio O Colégio Estadual Professora Elzira Correia de Sá, em Ponta Grossa, ao comemorar a Semana da Enfermagem, os alunos dos cursos de Técnico de Enfermagem, Técnico em Agente Comunitário e Técnico em Farmácia realizaram oficinas sobre vários temas, inclusive a dengue.

Em abril, os alunos dos Cursos Técnicos em Enfermagem e Agente Comunitário de Saúde, do Colégio Estadual Dario Vellozo, em Toledo, fizeram testes de glicemia, aferição de pressão arterial, e orientações sobre o combate ao mosquito da dengue, durante evento do Paraná em Ação - feira de serviços gratuitos oferecida pelo Governo do Estado.

RISCO – A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou no final do mês passado que 94 municípios do Paraná correm risco de epidemia de dengue. A maioria dos municípios em situação de alerta está localizada no oeste e noroeste do Estado. Essas regiões têm condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento do Aedes Aegypti.

A informação leva em conta duas metodologias complementares - Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti e o Levantamento de Índice Amostral. Destes, 12 municípios têm alto risco de epidemia, pois apresentam índices de infestação predial superiores a 4%, 75 municípios estão em situação de alerta, pois têm índices entre 1% e 4% e sete são infestados com o mosquito da dengue e não informaram dados.

Os municípios com risco de epidemia podem ser conferidos no link:
www.sesa.pr.gov.br/arquivos/File/tabeladengue.pdf

O informe completo da dengue pode ser acessado na página:
www.combateadengue.pr.gov.br

GALERIA DE IMAGENS