Escolas recebem formação sobre Resíduos Sólidos 27/08/2015 - 11:03

Técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos estão capacitando funcionários e professores da rede estadual de educação para separar e armazenar de forma adequada o lixo produzido dentro das escolas. Até esta sexta-feira (28), as palestras sobre redução de lixo, separação por tipo de material e outros temas relacionados acontecerão por meio da Escola Interativa, ferramenta online com transmissão ao vivo. As palestras orientam toda comunidade escolar, inclusive os pais dos alunos.

“A parceira com a comunidade escolar é uma via de mão dupla, pois ao mesmo tempo em que ajuda as escolas a implementarem seus planos de gerenciamento de lixo, amplia também a consciência dos alunos em relação à destinação correta dos resíduos fora do ambiente escolar”, disse Danielle Tortato, coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente.

As palestras foram divididas em quatro módulos: Questões Ambientais, Resíduos Sólidos, Atuação do Agente na Escola e Coleta Seletiva Solidária. Esta primeira rodada tem como público-alvo agentes e gestores das escolas estaduais, mas qualquer pessoa pode assistir as palestras acessando a página http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1275

As escolas estaduais possuem cozinhas onde são preparadas as refeições servidas aos alunos. “Temos um grande volume de lixo orgânico dentro das escolas que precisa ser separado adequadamente dos demais tipos de material. Essa formação organizada pelos técnicos do Meio Ambiente é importante para esclarecer dúvidas e reforçar a necessidade da separação, além de servir como fundamentação teórica para a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos”, explicou Eliane do Rocio Vieira, técnica pedagógica de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação.

A destinação correta e redução do volume do lixo reciclável são algumas ações estabelecidas pelo Governo do Estado em todos os órgãos públicos do Paraná e a capacitação para funcionários das escolas estaduais faz parte dessa ação que será realizada em cinco diferentes etapas ao longo do ano.

ESCOLA INTERATIVA - Transmissão de conferências ao vivo via internet. Durante as palestras o público pode enviar dúvidas e comentários através de um chat moderado. Além do Escola Interativa, a Sema também está preparando uma cartilha digital dirigida às escolas. O material ficará disponível dentro do portal Dia a Dia Educação.

Para multiplicar atitudes e procedimentos ambientais adequados foi criado pelo Governo do Estado um Grupo Gestor de Coleta Seletiva. Dele fazem parte representantes da Secretaria da Administração e Previdência e da Casa Civil, que serão coordenadas pela Secretaria do Meio Ambiente.

As comissões de cada órgão terão seis meses para fazer um diagnóstico da situação de coleta seletiva no seu ambiente de trabalho. O documento será repassado ao Grupo Gestor, que vai avaliar as principais dificuldades de cada um e encaminhar ao Ministério Público, que contribuirá para que se chegue às melhores soluções.

Com a iniciativa, as secretarias, autarquias, empresas públicas, fundações e sociedades de economia mista deverão fazer a coleta seletiva de materiais recicláveis e encaminhar para associações e cooperativas de catadores que não visem lucro com a venda de seus produtos.

Com a criação das comissões do Estado para desenvolver, ampliar ou melhorar práticas de uso racional de materiais, ações educativas serão elaboradas.

Agência de Notícias do Paraná

GALERIA DE IMAGENS