Estão abertas as inscrições para ser Formador em 2023 06/10/2022 - 13:50

Estão abertas desde segunda-feira (3) as inscrições para quem deseja atuar como Formador no programa Formadores em Ação. Esta é uma grande oportunidade de aprimorar os conhecimentos e aumentar a experiência na docência, além de ser um grande passo na carreira como professor e/ou pedagogo. Para se inscrever, basta preencher o formulário disponível neste link até o dia 17/10.

O Formadores em Ação é um programa de formação continuada da Seed-PR, que parte do princípio de que a troca pedagógica entre professores da nossa rede é uma das melhores formas de aprimorar a prática de todos e todas. O conteúdo é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela secretaria e dividido em jornadas de formação. Cada formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos.

“O principal objetivo do grupo de estudos é ressignificar as práticas pedagógicas curriculares, aprimorando a formação de docentes”, diz Roni Miranda, diretor de Educação da Seed-PR. “Obtivemos ótimos resultados desde a implementação do programa, em 2020, e podemos observar como os professores puderam tirar proveito do curso e dinamizar as aulas”, destaca.

- Confira os editais do programa:

Edital n.º 7/2022 — DG/SEED
Edital n.º 8/2022 — DG/SEED (retificação do cronograma Edital n.º 7/2022 — DG/SEED)
Edital n.º 01/2022 - PREDUC

Também foi feita webconferência sobre os editais que pode ser assistida aqui.

- Abaixo estão as principais perguntas e respostas sobre o programa:
Se a sua dúvida não for respondida, entre em contato pelo e-mail seed_formadores@escola.pr.gov.br ou com os tutores dos NREs.

O período de inscrição vai de 03/10/2022 a 17/10/2022.

Os professores e pedagogos QPM, e os PSS com contrato aberto. Para 2023 temos novidades: além dos professores que já poderiam se candidatar, os professores da EJA, Formação de Docentes, Educação Profissional, Diretores e Assistentes de Município que possuam apenas um cargo de 20h também poderão ser formadores.

Sim, aqueles que já são formadores também precisam se inscrever e passar pelo processo seletivo normalmente para continuar no programa. Os professores e pedagogos que já possuem experiência como formadores terão pontuação extra.

O candidato poderá efetuar até duas inscrições, de acordo com anexo III do edital 7 DG/SEED para QPM e os itens 6 e 14 do edital para PSS.

A oferta inicial de vagas acontecerá na distribuição de aulas para o ano letivo de 2023, com possibilidade de prorrogação para o ano de 2024

Não. O formador continuará ministrando suas aulas na escola e, se for QPM, terá parte da sua carga horária de trabalho destinada ao atendimento dos professores cursistas. O pedagogo QPM continuará atuando na equipe pedagógica da escola e, também, atenderá seus cursistas em horário diferente ao da escola, dentro da sua jornada de trabalho como pedagogo formador.

O professor PSS continuará ministrando suas aulas na escola e, em turno diferente do seu trabalho como professor de sala de aula, atenderá os professores cursistas. O pedagogo PSS continuará atuando na equipe pedagógica da escola e, também, atenderá seus cursistas em horário diferente ao da escola.

Desenvolvimento profissional, experiência na formação continuada de professores, certificação como docente.

Não! Esse foi um pedido da rede que a SEED atendeu.

O formador irá facilitar grupos de estudos com professores e/ou pedagogos da rede, de sua área de atuação. Ele mediará roteiros preparados pelos técnicos da SEED, promovendo a reflexão sobre a prática e o compartilhamento de experiências, em reuniões semanais realizadas via meet.

Não, os encontros do grupo de estudos são 100% online. Todos ocorrem via meet, semanalmente. Mas contaremos com formações presenciais para os formadores ao longo do ano.

O resultado final será publicado em três listas: por disciplina de inscrição, por eixo tecnológico da Educação Profissional e classificação geral, ordenadas de acordo com os valores decrescentes das pontuações finais, no endereço eletrônico http://www.escoladigital.professor.pr.gov.br/formadores_acao, no site do NRE, na seção ‘Avisos’ e no Diário Oficial do Estado.

O professor/pedagogo PSS será contratado pelo PARANÁ EDUCAÇÃO, uma empresa pública ligada ao Estado, e receberá bolsa-auxílio de R$ 1.386,47 por mês para atender três turmas. A atuação do Formador que é PSS acontecerá além das 40h em sala de aulas com estudantes. As etapas do processo seletivo previstas no edital são as mesmas para QPM e PSS.

Serão 5 horas de reuniões com os cursistas + 1 hora e 40 minutos de planejamento semanais, além de 1 hora e 40 minutos de reunião com a SEED e NRE.

A bolsa-auxílio será paga mensalmente, mediante apresentação de comprovação de cumprimento das atribuições.

O formador poderá receber sendo Microempreendedor Individual (MEI) ou via Recibo de pagamento autônomo (RPA). Não é preciso definir a forma de pagamento no momento da inscrição.

As turmas serão fechadas apenas como último recurso — faremos o máximo para que isso não aconteça! Mas, se houver o fechamento das turmas, os professores/pedagogos PSS deixarão de receber a bolsa-auxílio, sem prejuízos com o contrato com a SEED, mantendo sua classificação.

A distribuição valerá para o ano todo, para os PSS, no final da distribuição em janeiro/fevereiro 2023. A cada trimestre, serão abertas inscrições para os cursistas, mas os formadores se mantêm os mesmos.

Sim, o recebimento do auxílio transporte continua acontecendo.

Direito é direito, nada muda. A diferença é que o formador terá carga horária dedicada à formação continuada. Serão 8 horas aula + 2 horas atividade semanais para o professor e 15 horas aula + 5 horas atividade semanais para o professor pedagogo, seguindo a tabela de hora-atividade vigente.

As turmas serão fechadas apenas como último recurso — faremos o máximo para que isso não aconteça! Mas, se houver o fechamento, os professores efetivos terão preferência para pegar aulas na instituição de lotação.

A distribuição valerá para o ano todo. A cada trimestre abrirão inscrições para os cursistas, mas os formadores são os mesmos.A distribuição valerá para o ano todo e acontecerá, para os QPM, no início de dezembro deste ano, junto com a distribuição das demais aulas.