Estudante paranaense está em Brasília para ser senador por uma semana 30/06/2022 - 12:24

Gabriel Cesar Luiz Rigolin, de 16 anos, viajou no início desta semana para Brasília acompanhado de sua professora Aparecida Torres dos Santos Barroso para atuar como senador por uma semana. O estudante do Colégio Estadual Cecília Meireles, em Ubiratã, foi selecionado no concurso de redação Jovem Senador 2022, promovido pelo Senado Federal.

O aluno do 3º ano do Ensino Médio e mais 26 estudantes selecionados de todo o país escreveram um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema “200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã”. Os selecionados iniciaram as atividades no Senado na última segunda (27) e seguem até esta sexta-feira (01).

No primeiro dia de atividades, Gabriel foi eleito vice-presidente do Senado. Nove jovens senadores se candidataram para fazer parte da mesa diretora. Gabriel e a estudante Quéren Hapuque de Araújo Lima, do Amapá, tiveram o mesmo número de votos (6) e a aluna, por ser mais velha, foi eleita presidente da casa.

A professora Aparecida, que leciona Língua Portuguesa e foi orientadora do estudante durante a seleção, conta que está orgulhosa de Gabriel. “Meu desejo era que todos os meus colegas professores e alunos pudessem participar desse momento. Levar o nome do Paraná através da rampa do Senado é algo que me deixou imensamente emocionada”, comenta.

Além das atividades na casa legislativa, o projeto proporcionou passeios guiados pela capital. “É uma experiência muito boa. [Conhecer] a cidade que é a nossa capital e os símbolos nacionais importantes para o nosso país”, comenta Gabriel.

Durante a semana, os jovens senadores elegeram a mesa diretora do Senado, participaram de reuniões e votaram, inclusive, projetos de lei. Gabriel fez parte da Comissão de Meio Ambiente e Saúde e propôs um projeto de lei para incentivar o uso de energias renováveis, “no estado do Paraná, a gente já tem o Renova Paraná. Então a minha ideia é tentar levar esse projeto para o Brasil todo”, comenta.

“A escola pública tem pessoas que fazem o sucesso acontecer, basta que se acredite no potencial tanto do aluno quanto dos educadores”, se emociona a professora.

Comissões - Os jovens senadores foram divididos em três comissões temáticas na casa legislativa: Comissão Nísia Floresta, que tratou de temas sobre meio ambiente e saúde, Comissão Cecília Meireles que discutiu educação e Comissão Sobral Pinto, para tratar de temas relacionados a direitos humanos e cidadania.

Discurso - Antes de ser eleito vice-presidente, Gabriel discursou por cerca de dois minutos no plenário do Senado. O jovem senador falou sobre a sociedade brasileira e a importância da união. “Deixo aqui o meu mais profundo desejo que o meu país seja unido e poderoso para caminharmos rumo ao progresso”, discursou.

Visita prefeito - Nesta quinta-feira (30) o prefeito de Ubiratã, Fábio Oliveira Dalécio, viajou até Brasília para prestigiar Gabriel junto com a vereadora Luciane D’Alécio e a Secretária Municipal de Educação da Ubiratã, Neiva Grigio Gindri.