Estudantes ajudam a renovar o visual do colégio 01/09/2015 - 14:20
O prédio que abriga o Colégio Estadual Irma Rodrigues da Cruz, do município de Diamante do Sul, está passando por uma grande transformação no visual, graças ao empenho dos alunos da disciplina de Arte Contemporânea.
O diretor Clovis Angelo Baratieri conta que o prédio, com mais de vinte anos, necessitava de reforma. “Os reparos foram realizados com recursos do Fundo Rotativo, mas só a pintura não estava a contento, precisávamos renovar o ambiente escolar e, assim, surgiu a parceria com a professora Daiane Campanholi, da disciplina de Artes”, conta o diretor.
As atividades foram desenvolvidas nas aulas de Arte Contemporânea, com os alunos do 2º “A”. A professora Daiane comenta que muitas vezes o conteúdo está distante da realidade dos alunos, e a iniciativa permitiu justamente uma aproximação com a realidade deles. “Trabalhamos de modo que fosse compreendida a teoria e realizada a prática com a intervenção artística. Utilizando a técnica do stencil, adaptada à realidade da escola. Na original se utiliza placas de acetato, aqui usamos placas de raio-X”, relata a docente. Ela explica que as aulas foram inspiradas no projeto “Paredes Pinturas”, da artista Mônica Nador, aplicada no JAMAC (Jardim Miriam Arte Clube).
A técnica do stencil consiste em produzir um molde a partir do desenho, e do corte da placa, ficando então, uma figura vazada. “Devemos iniciar a partir da realidade do aluno. Por isso eles deveriam, antes dos moldes, fazer desenhos nos croquis, representando de alguma forma a sua realidade. Além disso, ao aprender a técnica, eles podem aplicá-la na parede do quarto, casa, sala, muro, enfim, assim como propõe o trabalho da artista Mônica Nador”, ensina a professora.
Parte dos trabalhos já está exposta em paredes de salas de aula, no mural da escola e demais ambientes do prédio. Mas outros espaços ainda estão em fase de pintura e em seguida receberão a nova decoração feita pelos alunos.