Estudantes debatem prevenção ao uso de entorpecentes 28/06/2019 - 14:50

Estudantes de 10 escolas de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, tiveram a oportunidade de refletir, por meio de palestras e debates, a respeito da prevenção ao uso do álcool e outras drogas. O evento, que integra a campanha Junho Paraná sem Drogas, ocorreu no auditório do Colégio Estadual Sagrada Família, e contou com a presença de representantes do Ministério Público e das áreas da Saúde e Educação.

No primeiro dia, o promotor de Justiça Guilherme Perini e o representante da Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo Emerson Zanetti ministraram uma palestra e responderam a dúvidas dos estudantes, levantadas em conversas prévias realizadas na escola.

O segundo dia, por outro lado, foi destinada a rodas de conversa. Num primeiro momento, organizou-se uma roda maior, para sistematização do que foi discutido no dia anterior. Em seguida, os debates foram divididos por escolas. O intuito foi a elaboração de planos de ação de prevenção ao uso de drogas para serem desenvolvidos na própria instituição de origem, a partir da realidade dos alunos e do colégio onde estudam.

“Foi uma experiência muito produtiva de troca entre alunos de diferentes realidades, mas também de motivação para a realização de ações de prevenção em seus espaços”, afirma a pedagoga Camila Conte, que trabalha no Sagrada Família.

ALUNOS APROVAM – Os estudantes que tiveram a oportunidade de participar aprovaram a iniciativa. Aluna da primeira série do Ensino Médio do Colégio Estadual João XXIII, Estéfany Ferraz Rosa acredita que os adolescentes ainda têm muito desconhecimento sobre o mau causado pelo uso de entorpecentes.

Para ela, debates como o realizado durante essa semana permitem o esclarecimento de uma série de dúvidas. “Acho esse evento muito importante para que os jovens tenham um 'choque de realidade' [sobre as drogas]”, pontua.

Já Geovana Leal, estudante do curso de Formação de Docentes do Sagrada Família, acredita que o mais interessante da iniciativa foi o fato de que os alunos não foram meros ouvintes dos especialistas, mas tiveram voz ativa na discussão. “O evento foi muito interessante porque promoveu a interação entre estudantes de diferentes escolas. Ainda, a gente [alunos] teve uma participação efetiva nesse debate”, afirma.

JUNHO PARANÁ SEM DROGAS – O Junho Paraná sem Drogas é uma campanha do Governo do Paraná, que dedica o mês a ações de orientação e conscientização em todo o Paraná.

Na Secretaria de Estado da Educação (SEED), as ações acontecem em três fases. A primeira delas foi a mobilização, em cada escola, para abordar o tema em sala de aula por meio de leituras, pesquisas e debates preparatórios. A ideia desse primeiro momento era incentivar uma reflexão sobre o tema por parte dos alunos. A segunda fase, que é a atual, são as Rodas de Conversa, que estão acontecendo em 33 escolas de 32 municípios do Estado.

A última fase está marcada para o segundo semestre, quando os estudantes que participaram da Roda de Conversa farão a avaliação das ações e desenvolverão o Projeto de Vida, com foco na temática da Prevenção ao Uso de Álcool e Outras Drogas.

CONCURSO AUDIOVISUAL – Outra iniciativa que envolve os estudantes paranaenses no combate ao uso de entorpecentes é o Concurso Estadual de Produção de Material Audiovisual Sobre Drogas, promovido pelo Departamento Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, da Secretaria de Estado da Segurança Pública.

O concurso está em seu terceiro ano. Na categoria “escola pública”, o grande vencedor da primeira e da segunda edição foi, justamente, o Colégio Estadual Sagrada Família. E os alunos da instituição estão ansiosos para repetir, em 2019, o feito dos colegas.

“A escola está localizada em frente a uma praça bastante frequentada por usuários, por isso a conscientização dos alunos se faz ainda mais necessária. E o concurso é um bom meio de fortalecer nossos estudantes contra esse mal”, diz a diretora do colégio, Irmã Lúcia Staron.

Os alunos têm até 23 de agosto para enviar os materiais. Mais informações podem ser conferidas aqui (LINKAR: www.politicasobredrogas.pr.gov.br/Pagina/Concurso-Cultural).

GALERIA DE IMAGENS