Estudantes desenvolvem projeto de iniciação científica com balão meteorológico 22/10/2019 - 10:00
Estudantes e professores do Colégio Estadual do Campo Pinheiral de Baixo, de Palmeira (Campos Gerais), estiveram em Curitiba nessa segunda-feira (21) para apresentar o projeto “Missão de balão de alta altitude” ao secretário de Estado da Educação e do Esporte, Renato Feder.
O projeto consiste na utilização de um balão meteorológico, sensores, rastreadores de rádio e várias baterias para coletar dados de temperatura, pressão, umidade relativa do ar e outras variáveis necessárias para caracterizar a atmosfera terrestre.
Os dispositivos são montados num cooler de isopor, leve e resistente para suportar a ascensão de viagens espaciais e também aterrissagens irregulares.
Professor de Física e orientador da pesquisa, Júlio Cesar Caralp explica que a ideia é apresentar o projeto em congressos e eventos, além de escrever artigos para revistas científicas com base nos dados coletados.
“Estamos trabalhando com um balão meteorológico, que é um dispositivo tecnológico que já existe e é utilizado por empresas de monitoramento. Transformamos o balão num objeto didático para ensinar Física, além de iniciar alunos de Ensino Médio na pesquisa científica”, conta.












