Estudantes discutem como melhorar o meio ambiente 17/10/2013 - 13:20
A Secretaria da Educação promove até sexta-feira (18), em Curitiba, a etapa estadual da 4.ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Participam 350 pessoas entre professores e alunos dos 32 Núcleos Regionais de Educação. O encontro vai definir os delegados do Paraná para a Conferência Nacional que acontece em Brasília, de 28 de novembro.
A conferência envolve a comunidade escolar e fortalece a educação para a sustentabilidade e o respeito à diversidade. “O aluno precisa conhecer o espaço em que vive e aprender a cuidá-lo melhor. A qualidade da educação e a qualidade de vida andam juntas”, ressaltou o coordenador de Desenvolvimento Sócio educacional da Secretaria da educação, Maurício Rosa.
Segundo a consultora da Coordenação Geral de Educação Ambiental do Ministério da Educação, Simone Portugal, o trabalho com sustentabilidade também permite maior participação da comunidade. “A escola se torna referência no seu espaço para o diálogo de estudantes, professores, familiares e até mesmo da comunidade, daquelas pessoas que já tiveram ligação com a escola”, disse. Simone ainda destacou que as conferências incentivam os estudantes a compreender e exercitar o protagonismo juvenil.
LOCAIS - No Paraná, 637 escolas realizaram as conferências locais que definiram os participantes da etapa estadual. As regionais selecionaram quatro trabalhos (um de cada eixo – água, fogo, terra, ar) para a etapa estadual. Os participantes escolherão os quatro projetos que vão para a etapa nacional.
Os projetos das escolas precisam respeitar a realidade onde a instituição está inserida. A qualidade do ar em Paranapoema, no Noroeste do estado, piorou com o corte de árvores para queima nos fornos das indústrias locais, entre outros problemas que vieram com o desmatamento. A proposta da escola busca o replantio de árvores no município.
“A conferência é uma forma de colocar no papel e incentivar as pessoas a fazer as mudanças necessárias. Não é só pela escola, é melhorar o verde da cidade”, disse Pedro Henrique dos Santos, 14 anos, aluno do 8.º ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, de Paranapoema.
Os alunos têm a oportunidade de conhecer as propostas das outras escolas. “Ao conhecer os outros projetos nós aprendemos sobre outras realidades, mas que podem servir para a nossa comunidade”, explicou a aluna do 9.º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Divina Pastora, Emily Basso, 13 anos.
A Conferência Nacional contará com a participação de cerca de 700 delegados de 14 anos, de todos os Estados e do Distrito Federal. A conferência tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis” e é uma realização do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente.