Estudantes do Centro de Artes Guido Viaro recebem visita do Projeto Amigo Bicho 16/08/2019 - 18:00

Nessa sexta-feira (16), os estudantes do Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, em Curitiba, tiveram uma tarde diferente. Eles receberam a visita de cães e voluntários do Projeto Amigo Bicho, iniciativa de Terapia/Atividade Assistida por Animais (T/AAA) que leva bichinhos de estimação a ambientes como escolas, hospitais e asilos.

Médica veterinária e coordenadora do Amigo Bicho, Letícia Séra Castanho conta que o projeto surgiu, em 2005, da vontade de unir duas de suas paixões: os animais e o cuidado com as pessoas. Segundo Letícia, a interação com os bichos faz com que o corpo humano libere substâncias que causam sensação de bem-estar.

“O contato com os animais traz benefícios psicomotores e também proporciona momentos de alegria e descontração. Sentindo-se feliz, o ser humano melhora a interação social”, afirma.

O estudante Vitor Patzer, de 14 anos, concorda. Aluno de Teatro e Artes do Guido, ele conta que ama os animais e que tem um cão de estimação. Segundo Patzer, “ter contato com os cachorros me acalma. Essa visita com certeza vai ajudar no meu processo de aprendizagem”.

VALORIZANDO AS DIFERENÇAS – Periodicamente, o Projeto Amigo Bicho abre seleções para cães voluntários. A coordenadora explica que os animais passam por uma triagem de quatro etapas, incluindo uma visita experimental. As exigências principais é que eles sejam dóceis e estejam com a saúde em dia. Não há qualquer tipo de preconceito em relação à idade dos cães ou quanto a alguma deficiência que eles possam ter.

No dia da visita ao Guido, havia uma cadela idosa e dois cachorros com má-formação nas patinhas. Para a estudante Julia de Oliveira, 10 anos, que frequenta os cursos de Desenho e Arte Circense no Guido, esses animais ajudaram a mostrar aos alunos que “ser diferente é normal”.

“Foi uma experiência muito divertida. Esses cachorros são especiais e muito amáveis, muito bem treinados”, afirma.

Quem também se divertiu com os animais foram os jovens atendidos pelo Guido ao Alcance das Mãos, projeto do centro de artes da instituição voltado a pessoas cegas ou com baixa visão. Os alunos ajudaram os cachorros a completar um circuito de obstáculos e carimbaram as patinhas dos animais em placas de argila, para ficar a lembrança da visita.

CENTRO DE ARTES GUIDO VIARO – Localizado no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba, o Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro existe desde 1886. Administrado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, oferece cursos nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, contemplando também conhecimentos de Literatura e Cultura Corporal. São formações voltadas aos professores das redes estadual e municipal de ensinos, bem como a estudantes dos cursos de Pedagogia, Licenciaturas e Formação de Docentes.

Para a comunidade em geral, são ofertados os cursos de Arte Circense, Desenho e Pintura, Mosaico, Teatro, Danças Circulares e Prática Instrumental. Os cursos são gratuitos e os critérios de seleção são divulgados junto à abertura das inscrições.

GALERIA DE IMAGENS