Estudantes participam de palestra em Curitiba 21/09/2017 - 09:23

Cerca de 700 estudantes de quatro colégios da rede pública estadual de ensino participaram, nesta quarta-feira (20), de uma palestra com representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário sobre cidadania e democracia. A atividade faz parte do projeto “Geração Atitude”, desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e outros órgãos. A palestra foi realizada no Colégio La Salle, no bairro Pinheirinho. O voto consciente, a participação na política e nos temas de interesse social foram debatidos com os jovens.

O promotor de Justiça Régis Vicente Sartori explicou aos alunos aspectos da estrutura administrativa e jurídica do país, além de como se dá a divisão das responsabilidades entre os poderes, discorrendo sobre as atribuições de cada um deles. “O Geração Atitude é um espaço muito importante para a discussão da democracia, promovendo informação e cidadania, e este debate precisa começar na escola”, afirmou o promotor.

Segundo o diretor do Colégio La Salle, José Antônio Buher Machado, a ativa participação dos quatro colégios – Colégio Guilherme Maranhão; Colégio Santa Felicidade; Colégio Professor Algacyr Munhoz Maeder; além do La Salle – é uma mostra da participação jovem nos assuntos de cidadania. “A partir do momento em que os alunos entendem que eles podem transformar a realidade através da política e de sua participação, vemos que temos como implantar sempre com sucesso um grande projeto como esse. É a nova geração que vai mudar o país, com atitudes positivas para isto”, afirmou o diretor.

No dia 19, as atividades do Geração Atitude foram desenvolvidas em Irati. O projeto, ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, tem como principal objetivo apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil. Desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, a Assembleia Legislativa do Paraná, o Tribunal de Justiça do Paraná e a Assessoria Especial da Juventude do Governo do Estado, o projeto será levado a estudantes do ensino médio de mais de 160 escolas públicas do Estado.

A iniciativa contempla três ações específicas: “Geração na Escola”, atividades realizadas por professores, promotores de Justiça e juízes de Direito na formação cidadã dos alunos e a “Caravana da Cidadania”, concurso que selecionará as melhores ideias de estudantes para mudar o Paraná.

GALERIA DE IMAGENS