Estudantes premiados em Educação Fiscal visitam a SEED 24/02/2014 - 12:08

Alunos do Colégio Estadual Nestor Victor, do município de Pérola, visitaram a Secretaria de Educação nesta sexta-feira (21). O Colégio ficou em primeiro lugar na categoria Escola na segunda edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, com o projeto Disseminadores da Educação Fiscal. Com o valor da premiação, foi construído um palco na escola, adquiridas cadeiras para acomodação do público e os estudantes fizeram uma viagem cultural à capital do Estado.

O projeto foi realizado durante as aulas de Arte com alunos do ensino médio. O objetivo era discutir problemas de arte e cultura na comunidade, buscando soluções no espaço escolar e na administração pública, com temas sobre a educação fiscal e a cidadania.

Segundo a professora que desenvolveu o projeto na escola, Deolinda Cornicelli Buosi, os alunos puderam entender o que é o imposto e conscientizar a comunidade local sobre a importância da fiscalização para o desenvolvimento do município e do Estado. “É necessário buscar informações que possam subsidiar a construção do futuro com maior autonomia e liberdade democrática”, comentou.

“Todos nós devemos fazer o controle dos gastos públicos. Esse concurso promove a consciência crítica em relação aos direitos e deveres do cidadão”, afirmou o aluno do 2º ano André William Schmidt, que acredita ser importante desenvolver a educação fiscal nas escolas para conscientizar a população.

A edição de 2013 recebeu 190 inscrições de 19 Estados e do Distrito Federal e teve como objetivo premiar os melhores projetos de educação fiscal que trabalham a importância social do tributo e das receitas públicas, assim como a qualidade do gasto público no país. As escolas interessadas em participar da edição deste ano poderão realizar as inscrições a partir de março no site www.premioeducacaofiscal.com.br/

Disseminadores de Educação Fiscal - O curso já qualificou 18.830 profissionais da educação no Paraná. Com a inclusão da Educação Fiscal no Programa Mais Educação, a prioridade das vagas é para quem atua em escolas que ofertam o referido Programa e para as escolas atendidas pelo Plano de Ações Descentralizadas. O curso é promovido pela Escola Superior de Administração Fazendária em parceria com a Secretaria de Educação.

GALERIA DE IMAGENS