Estudantes reencontram escolas com obras novas no retorno às aulas 31/07/2013 - 16:40

Vários estudantes que retornaram para as salas de aula na segunda-feira (29) encontraram novas obras de reformas nas escolas onde estudam. Até o fim do ano a Secretaria da Educação vai aplicar cerca de R$ 500 milhões em reformas e construções de novas escolas. Somente com verbas descentralizadas, que são recursos de até R$ 150 mil por escola, serão beneficiados 500 colégios.

Uma parte dessas obras com verbas descentralizadas já foi encerrada e o início do segundo semestre foi com escolas reformadas para parte dos 1,3 milhão de estudantes da rede estadual. É o caso do Colégio Estadual Djalma Marinho, em Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba, que começa o semestre com um novo aspecto.

Com as verbas descentralizadas, o diretor Roni Miranda Vieira pode contratar uma empresa para fazer a pintura das paredes externas do prédio, arrumou o pátio do refeitório e trocou o telhado do banheiro masculino. A obra mais importante, no entanto, foi a rampa de acessibilidade e a adequação do banheiro feminino para atender, por exemplo, a aluna Hevelyn Ferreira Carvalho, de 12 anos, do 9º ano, que é cadeirante.

Ela estuda há um ano na escola e tinha dificuldades para se deslocar pelo colégio. A rampa tem cerca de 60 metros de comprimento e é toda com corrimão. Agora Hevelyn tem mais facilidade para entrar e se locomover dentro da escola. “Ficou bem melhor com as obras. Antes tinham que me carregar para eu descer as escadas. Era bem difícil”, disse.

Mais uma aluna cadeirante se matriculou nesta terça-feira (30) para estudar no colégio após as obras de acessibilidade. “Viramos uma escola de referência na região”, disse o diretor Roni Vieira. Ele afirma que os recursos descentralizados são importantes porque atendem as necessidades imediatas das escolas.

“Aqui tínhamos infiltrações, pintura para ser feita e a obra de acessibilidade que eram nossas situações emergenciais”, explicou. Nas boas-vindas que deu aos 740 alunos da escola, no retorno das férias, o diretor falou que as obras tornam o ambiente mais agradável, atrativa visualmente e confortável. “Você percebe pelos olhares dos alunos, eles brilham de ver uma escola nova. Isso valoriza muito a autoestima deles”, definiu.

A estudante Gabriele Arrua Santos, 12 anos, 9º ano, comemorou as reformas. “As obras ficaram ótimas, a gente fica mais animada para estudar”, contou.

OBRAS E APRENDIZADO – No bairro Uberaba, em Curitiba, os 1.300 alunos do Colégio Estadual Aníbal Khury Neto já aproveitam as obras que terminaram no primeiro semestre. Foi feito um telhado novo no pátio, trocado o alambrado da quadra de esportes, algumas colunas de sustentação da passarela por onde os alunos chegam até o ginásio foram refeitas, todo o telhado do ginásio de esportes foi trocado, as paredes internas foram pintadas, calhas novas foram instaladas e toda a instalação elétrica do ginásio passou por uma renovação.

O diretor Wagner Andrade Brandão acredita que as obras também refletem no aprendizado dos alunos. “Acho que o aluno estando num espaço bonito, agradável, limpo, vai se sentir melhor e isso também acarreta um aprendizado melhor”, afirmou. Brandão explicou que as verbas descentralizadas ajudam muito neste processo.

“Esse recurso é importante porque o diretor sabe o que a escola precisa. Essa verba é bem para isso. O diretor que vai gerir esse valor e vai direcionar para o que a escola precisa. A estrutura do colégio estando boa com certeza reflete no aluno. Os alunos têm mais ânimo, mais vontade de estar aqui e de cuidar da escola. O retorno é muito grande”, garantiu o diretor.

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