Estudantes revisam conteúdo para a Prova Paraná 19/09/2019 - 15:30

Com a realização da terceira edição da Prova Paraná cada vez mais próxima, os alunos matriculados na rede estadual de Educação intensificaram o estudo dos descritores. No Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba, os estudantes têm revisado com afinco o conteúdo de Língua Portuguesa para não fazerem feio nas questões interpretativas.

Segundo o professor Juan Pereira de Oliveira, o segredo está em preparar os alunos quanto às competências e habilidades de leitura de uma forma geral, e não simplesmente treiná-los para um determinado descritor ou apenas para a avaliação em si. Ainda, Oliveira afirma que é necessário tornar as aulas mais atrativas e interdisciplinares, a fim de aumentar a produtividade dos estudantes.

“Dar uma aula não é difícil. O difícil é estar quatro vezes por semana na mesma turma e fazer com que esse tempo seja prazeroso”, diz o docente, que acrescenta que os alunos das salas em que leciona tiveram um aumento de 74% a 85% de acerto, em média, da primeira para a segunda edição da Prova Paraná.

Para Oliveira, a base para um bom desempenho na disciplina de Língua Portuguesa é a leitura. Ele explica que o leitor é aquele capaz de identificar a tese e os argumentos em um texto e estabelecer relações contextualizadas entre um texto e outro. Além disso, é capaz de identificar o tema, argumentos, efeitos de sentido, ironias e ideologias presentes na peça.

PROVA PARANÁ – Lançada pela atual gestão da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, a Prova Paraná é uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo identificar habilidades e dificuldades dos alunos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A terceira edição da prova será aplicada na próxima terça-feira (24), em toda a rede estadual de ensino e nas redes municipais que fizeram a adesão.

GALERIA DE IMAGENS