Estudantes são destaques em Olimpíada de Agropecuária 17/10/2016 - 17:50
Os estudantes do curso técnico em agropecuária do Centro Estadual de Educação Profissional Manoel Moreira Pena, de Foz do Iguaçu (Oeste do Estado), ficaram entre os primeiros lugares na 6° edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), realizada no início do mês em Uberlândia (Minas Gerais). Os paranaenses ficaram com o primeiro e segundo lugar na classificação geral da competição que reuniu 180 estudantes de intuições estaduais e federais de todo o país.
Em 2013, os estudantes do CEEP Manoel Moreira Pena ficaram em segundo lugar na olimpíada mundial da categoria, disputada em Santander, na Espanha. O bom desempenho em competições acadêmicas somado a demanda do setor produtivo por profissionais qualificados transformaram o colégio em referência no ensino técnico na região. “A procura pelo curso aumentou muito nos últimos anos e o colégio se tornou referência em ensino profissionalizante para a região da tríplice fronteira”, contou Adriana Iasco Pereira, diretora da unidade didático produtiva, do CEEP.
A competição foi dividida em duas etapas. A primeira fase, classificatória, foi realizada na própria escola com perguntas de nível médio. O colégio foi a única instituição paranaense que se classificou para a etapa seguinte da competição. Na segunda fase os estudantes se uniram aos melhores classificados de cada estado para provas escritas individuais e atividades práticas em grupos.
O bom desempenho garantiu aos paranaenses o 4° lugar no ouro e o 2° na prata na classificação geral. A competição premeia as 15 melhores equipes divididas em cinco medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. “Esse desempenho aumenta a autoestima dos alunos e os incentivam a buscar novas experiências”, disse Adriana.
Além do curso técnico em agropecuária (integrado), o CEEP Manoel Moreira Pena oferece ainda os cursos de guia de turismo (subsequente), meio ambiente (subsequente) e química (subsequente). Todos os cursos são ofertados gratuitamente nas modalidades integrada, para alunos que querem obter a formação técnica junto com as disciplinas do ensino médio, e subsequente, para quem já concluiu o ensino regular.
A Olimpíada Brasileira de Agropecuária reúne estudantes do curso técnico em agropecuária de instituições públicas de todo o país com o objetivo de incentivar a pesquisa científica, fortalecer o ensino técnico em agropecuária, desenvolvimento tecnológico e crescimento produtivo no campo.