Estudantes são premiados na FICIENCIAS 2018 14/11/2018 - 16:23
Estudantes da rede estadual de ensino foram destaques na VII edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (FICIENCIAS), realizada na semana passada em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Do total de 151 projetos finalistas, 38 foram apresentados por estudantes da rede estadual.
A educação pública estadual foi representada na feira por 92 estudantes e 40 professores orientadores.
O evento foi uma oportunidade de compartilhar experiências e conhecimentos científicos nas diversas áreas de conhecimento que compõe a feira, sendo estas: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas, Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra, Engenharia e Ciências Sociais Aplicadas.
A feira contemplou a premiação das áreas técnicas de Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Sustentável Social, Desenvolvimento Sustentável Econômico, Avanços Tecnológicos, Empreendedorismo, Criatividade e Inovação.
PREMIAÇÃO – Foram premiados os três primeiros lugares de cada categoria. Dos 39 projetos que obtiveram os três primeiros lugares nas sete áreas de conhecimento e nas seis áreas técnicas, 11 foram desenvolvidos por estudantes e professores da rede estadual.
Outros prêmios da Feciencias corresponderam à seleção de dois projetos para participar da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), o maior movimento de estímulo aos jovens cientistas brasileiros, que ocorre todos os anos na Universidade de São Paulo (USP).
Além disso, foram selecionados seis projetos para participar do Programa de Vivência Estudantil, na qual os estudantes selecionados terão a oportunidade de conhecer, durante uma semana, os projetos e ações do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da Itaipu Binacional.
Na classificação geral, a terceira colocação foi para o Colégio Estadual Professor Flávio Warken, de Foz do Iguaçu, que apresentou o projeto “MOBO”, desenvolvido pelos estudantes Nathan Felipe de Souza Santos, Lucas Gabriel dos Santos Silva, Gabriel Gustavo Iaber, sob a orientação da Professora Regiane Cristina Mareze Sipioni Castione.