“Eu torço para o Brasil todos os dias” mostram alunos em Curitiba 12/06/2014 - 07:50

Brasil 2014 – eu torço para o Brasil todos os dias. Esse foi o tema escolhido pelos 600 alunos do Colégio Estadual Senador Manoel Alencar Guimarães, em Curitiba, para a exposição artística sobre a Copa do Mundo do Brasil. A mostra tem trabalhos com recortes históricos das copas, mascotes, camisas e seleções que disputarão o mundial no Brasil.

O trabalho envolveu todos os alunos do colégio e várias disciplinas. As atividades foram desenvolvidas a partir de pesquisas históricas sobre a origem das bolas, camisas, mascotes e o período histórico em que as copas foram disputadas.

Além de trabalhar diretamente com as disciplinas de História, Geografia e Arte, a atividade teve como objetivo principal o resgate do sentimento de cidadania participativa nos alunos. “A juventude está um pouco descrente com o país. Com o tema da copa nós podemos chamar a atenção deles para outros assuntos e mostrar que podem torcer para o Brasil todos os dias não apenas durante a Copa do Mundo”, explica a professa Célia Cristina Marochi.

Na disciplina de Geografia os estudantes elaboraram um perfil dos 32 países que vão disputar o mundial e das cidades sedes. Com isso, as paredes da escola se transformaram em livros de História e Geografia aberto para todos que passam pelos corredores. “Nós percebemos que eles estavam desmotivados com a Copa do Mundo. Mas esse é um evento importante que promove a interação de vários países através do esporte”, destacou a professora Carla Rocker de Almeida.

Os estudantes fizeram também uma releitura da obra “Brasil 2014”, do pintor Romero Britto, que retrata a Copa do Brasil através da arte pop. Cada turma elaborou um trabalho baseado na obra do artista brasileiro. “Durante a pesquisa eu tive a oportunidade de conhecer novas culturas que não conhecia”, revelou Larissa Emanuele dos Santos, 16 anos, do 2° ano do ensino médio.

Larissa e suas colegas Luana Mandelli, 16 anos, Amanda Cristina Túlio, 16 anos, fizeram uma releitura do mascote da copa “Fuleco”. “O tema da Copa é um assunto que agrada e chama a atenção de todos, por isso é importante usarmos essa oportunidade para conhecermos coisas novas e um pouco mais sobre outras regiões do Brasil que não estão inseridas no nosso cotidiano”, conta Luana.

Várias atividades são desenvolvidas nas escolas de todo o Paraná com o apoio do livro “O Contexto do Futebol no Mundo: do senso comum à crítica pedagógica”, publicado pela Secretaria da Educação e pela Coordenação Geral da Copa do Mundo 2014, que distribuído na rede pública estadual e também em escolas especiais atendidas pelo Governo. “O livro deu o suporte pedagógico para realizarmos o trabalho que continua após a disputa do mundial”, contou a professora Jussara Piazzetta.

O livro, lançado em abril de 2014, foi produzido por 61 professores da rede estadual de ensino. A publicação integra o tema Copa do Mundo às disciplinas curriculares e o seu conteúdo faz parte do planejamento curricular escolas estaduais.

GALERIA DE IMAGENS