Evento de Língua Espanhola movimenta professores da área 15/06/2012 - 17:30
Cerca de 50 professores de Língua Espanhola da rede estadual de educação do Paraná participam nesta sexta-feira (15) do 6º Encontro de Professores de Língua Espanhola no Estado do Paraná, em Matinhos. O evento de formação, que vai até sábado (16), promove a discussão sobre o fortalecimento da oferta do idioma no Estado.
Entre os temas debatidos estão leitura, interculturalidade, ensino e a aprendizagem de espanhol como língua estrangeira. “Podemos discutir sobre a legislação vigente e a oferta desta língua estrangeira moderna.”, relatou Reginaldo Faria, coordenador do Centro Estadual de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem) da Secretaria de Estado da Educação (SEED).
A Língua Espanhola consta na matriz curricular de 33 estabelecimentos do ensino fundamental e em 245 do ensino médio. Já no Celem, são mais de 1,4 mil estabelecimentos que ofertam o espanhol. “Vale destacar que quem determina a língua que será ofertada na matriz curricular é a comunidade escolar”, disse o coordenador.
Além de mesas redondas, o evento é composto por oficinas e apresentações culturais. “Todo pressuposto teórico é bem vindo, pois este é o momento de fomentar e levar a diante a discussão sobre o espaço da Língua Espanhola no ensino público. O encontro pode ser uma referência, o que nos deixa com muitas expectativas”, ressaltou a professora Eliane Borges, de Paranaguá.
O curso é uma iniciativa da Associação dos Professores de Espanhol do Estado do Paraná e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Instituto Cervantes e do Instituto Cultural Brasil/Argentina. A SEED disponibilizou vagas aos professores de espanhol dos Núcleos Regionais de Educação da Área Norte, Área Sul, Curitiba e Paranaguá.