Evento valoriza profissionais de escolas das ilhas 08/07/2016 - 13:00

O 8º InterIlhas foi encerrado nessa sexta-feira (8), em Paranaguá, Litoral do Estado. Durante dois dias, mais de 180 profissionais da educação que atuam nas escolas das ilhas participaram de curso de formação que envolveu diversas discussões pedagógicas e de gestão. O evento contou com a participação de representantes do Ministério Público e, pela primeira vez, das escolas indígenas da região.

O encontro é uma valorização dos profissionais, que buscam o aperfeiçoamento em sua formação. “É um evento de capacitação realizado com muito sucesso, que contribui na qualidade da educação ofertada nessas escolas, além da troca de experiências entre os participantes”, destacou a chefe do Departamento da Diversidade, Marise Ritzmann.

O curso foi organizado em oficinas para professores, pedagogos, diretores, funcionários das escolas das ilhas e professores das escolas indígenas. Entre os temas debatidos estavam conteúdos disciplinares, currículo, planejamento escolar, infraestrutura, alimentação escolar, especificidades da educação escolar indígena, entre outros.

As oficinas são resultado das demandas levantadas nos eventos anteriores pelos participantes, nas visitas técnicas às escolas e por interesse da comunidade escolar.

“Algumas oficinas foram ministradas por profissionais das próprias escolas das ilhas para valorizar os saberes locais. Pelas pessoas que culturalmente vivem a escola, respeitando a territorialidade delas”, ressaltou a chefe do Núcleo Regional de Paranaguá, Selma Meira.

Na abertura do evento esteve presente a cacique da terra indígena Tupã Nhe'é Kretã, Andreia Fernandes. Ela destacou o papel da Secretaria da Educação na recém-criada escola indígena Emília Jerá Poty, em Morretes. Estudantes de cinco terras indígenas são atendidos pela regional de Paranaguá.

Houve ainda a apresentação de dança dos alunos da Escola de Educação Especial Maria Nely Picanço, homenageando a cidade do Rio de Janeiro e da peça teatral dos estudantes do curso de formação de docentes do Instituto Estadual de Educação, de Paranaguá, abordando o tema "Em Busca da Mãe Natureza".

O InterIlhas, uma iniciativa do Núcleo Regional de Educação de Paranaguá, acontece desde 2011, e busca contribuir na formação dos profissionais das escolas das ilhas de Paranaguá e Guaraqueçaba. Ao todo, são doze escolas existentes para atender cerca de 600 estudantes moradores das ilhas paranaenses.

GALERIA DE IMAGENS