Exame Nacional do Ensino Médio divulga resultados 11/01/2016 - 07:40
Estão disponíveis para consulta as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): enem.inep.gov.br. Os participantes precisam informar CPF e senha para consultar seus resultados nas provas de linguagens, matemática, ciências humanas, ciências da natureza e na redação.
Quem participa do Enem pode utilizar suas notas para se inscrever em iniciativas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que direciona o aluno para uma vaga no ensino superior público, o Programa Universidade para Todos (ProUni), de bolsas no ensino superior privado e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para o mesmo setor, o Ciência sem Fronteiras, de intercâmbio estudantil, e o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), semelhante ao Sisu, mas para a área profissionalizante. Além disso, algumas instituições de ensino superior utilizam o Enem para substituir ou complementar seus vestibulares.
Também é possível obter uma certificação do ensino médio através do Enem. O candidato precisa fazer uma solicitação específica para esse fim no momento da inscrição e obter pelo menos a média de 450 pontos em cada prova e 500 pontos na redação.
ANO ATÍPICO – Devido às greves dos professores no ano de 2015, muitos alunos do terceiro ano do Ensino Médio podem ter participado do Enem sem ter atingido em sala de aula todo o conteúdo previsto até a data das provas.
Para evitar que os estudantes fossem prejudicados pela greve, a Secretaria da Educação reforçou no ano passado o conteúdo para o Enem disponível no portal Dia a Dia Educação na internet. Estão disponíveis vídeo aulas dos programas Gabaritando Enem e Eureka, simulados online e impressos, apostilas, áudios, provas anteriores e palestras. O material foi utilizado por colégios no contraturno e em horário regular, além de ser consultado por alunos em casa também. “O nosso objetivo é que o aluno tenha todo o subsídio necessário para uma boa preparação para o exame. Essas ferramentas permitem que aluno tenha acesso ao conteúdo que ele não viu em sala de aula via web”, diz a superintendente da Educação, Fabiana Campos.
O material de apoio continua disponível no portal e será ampliado em 2016: www.alunos.diaadia.pr.gov.br.






