Experiência de Núcleo Regional é apresentada no PAD 03/10/2013 - 11:00
Na reunião quinzenal do Plano de Ações Descentralizadas (PAD), realizada nessa quarta-feira (2), em Curitiba, foram apresentados os resultados obtidos pelo Núcleo Regional de Educação de União da Vitória com o programa. Dez escolas atendidas pela regional estão contempladas no plano que deve trazer benefícios para mais de 4,3 mil alunos e para a comunidade escolar.
O PAD permite uma maior aproximação das escolas e facilita o trabalho de orientação para conseguir a melhoria da qualidade de ensino. “Mostramos que o Núcleo Regional de Educação não está acima, nem à frente da escola, mas ao lado dela. Cada escola, mesmo com algumas dificuldades, sempre tem uma boa ação para oferecer como experiência positiva”, comentou o chefe da regional de União da Vitória, Revelino José Petla.
Outro importante trabalho foram as ações para enfrentar a evasão escolar no município de União da Vitória. Uma delas foi estabelecer uma parceria com o Ministério Público e com o Conselho Tutelar. “Há uma série de fatores que envolvem a evasão. A escola não pode resolver tudo sozinha. É preciso uma rede de atendimento para dividir as responsabilidades”, afirmou Revelino.
A equipe da regional de educação de União da Vitória também tem pensado em propostas para aproximar as redes estadual e municipal, com o objetivo de conseguir uma melhor transição para os alunos que entram no 6º ano do ensino fundamental.
As ações do plano no Colégio Estadual Inocêncio de Oliveira, em União da Vitória, também foram apresentadas na reunião. “Aderimos ao PAD por entendermos que é uma forma de incentivo para as mudanças que estamos tendo na escola pela melhoria da qualidade de ensino”, disse o diretor Jucemir Adan Lazier.
“Antes, nós podíamos errar por excesso de vontade ou por falta de conhecimento. Com o plano, nós nos sentimos apoiados para corrigirmos o que é necessário. Temos um espaço aberto no Núcleo Regional e a escola está sempre receptiva. Esse diálogo é muito importante”, completou o diretor.
O grupo de articulação estadual e acompanhamento do PAD se encontra a cada duas semanas para definir encaminhamentos sobre o programa. “São momentos de socialização de experiências que estão sendo realizadas nos núcleos regionais e nas escolas para conhecermos os avanços conquistados pelo PAD até o momento”, destacou a superintendente de Educação, Eliane Rocha.