Exposição detalha evolução da Educação Física no Paraná 26/09/2013 - 15:03
A vida e o trabalho do professor de Educação Física paranaense Germano Bayer estão em exposição no Colégio Estadual do Paraná (CEP). A mostra traz documentos que contam um pouco da história do colégio e o avanço das práticas da disciplina no Estado. A exposição vai até a primeira semana de outubro e é aberta para alunos, professores, funcionários e toda comunidade escolar.
A mostra faz parte da semana cultural do colégio e tem como objetivo apresentar a história da escola e a contribuição do professor para a educação no Paraná. “O trabalho dele contribuiu muito para a formação dos monitores de todas as regiões do estado que vinham estudar aqui e depois levavam para seus municípios essas práticas”, lembra Ana Lígia Szap, coordenadora do centro de memória da escola.
As práticas diferenciadas propostas por Bayer chamaram a atenção de alunos e professores. “Eu achei muito interessante, principalmente a parte da Colônia de Férias com a participação das donas de casa”, revela a pedagoga Márcia Gorete Guerreiro de Freitas.
Após estudos realizados em outras regiões do país e no exterior, o professor Germano Bayer iniciou as atividades de colônia de férias no colégio trazendo a comunidade para dentro da escola. “Ele foi uma pessoa que sempre buscou conhecimento e inovações para a disciplina”, explica a coordenadora de Educação Física do CEP, Clarice Frida Dietrich.
A mostra também permite que os alunos conheçam um pouco da história do colégio. “É muito interessante pelo fato de a exposição ser aqui na escola. Vendo todos esses documentos nós conseguimos identificar muitas coisas do passado do próprio colégio através dele” diz a aluna Danielle Cristina Pires, aluna do 3° ano.
Essa é a segunda exposição que a aluna Elisa Kempe, 1° ano do ensino médio, participa como monitora. Para ela, essa é uma oportunidade de conhecer um pouco sobre o colégio. “Eu entrei no começo do ano aqui na escola e quis participar para poder conhecer um pouco mais da história do nosso colégio”, contou Elisa.
MATERIAL EXPOSTO - Germano Bayer iniciou as atividade no Colégio Estadual do Paraná em 1955 após pesquisas de práticas diferenciadas da disciplina de Educação Física no Brasil e no exterior. Para quem for à exposição vai encontrar um acervo com amplo com documentos, fotografias, livros e equipamentos usados pelo professor que contam um pouco da história da educação pública no estado do Paraná.