Exposição resgata arquitetura de escolas paranaenses 14/11/2012 - 16:00
Até o dia 24 de novembro, no saguão do Colégio Estadual do Paraná (CEP), em Curitiba, fica exposto o trabalho “Ginásios, Escolas Normais e Profissionais: A Arquitetura Escolar do Paraná na primeira metade do Século XX”. A mostra tem apoio do grupo de atuação do Programa de Proteção, Valorização, Preservação e Restauração das Escolas da Rede Pública Estadual, do governo do Paraná.
A exposição registra a constituição da rede de escolas de ensino secundário normal e profissional na primeira metade do século 20. “Ao resgatar e registrar essas escolas que foram construídas para atividade de aprendizado e ensino, nós conseguimos esse processo e constituição da rede”, explicou a arquiteta Elizabeth Amorim de Castro.
A pesquisa foi desenvolvida durante cinco anos com mais de 40 escolas estaduais e municipais. O trabalho foi transformado em livro com um CD-Rom e em uma exposição itinerante que leva o resultado da pesquisa até as escolas. “Nós estamos fornecendo um documento para a história da educação de como foi construída a rede de escola pública de ensino secundário e profissionalizante no Paraná e como isso se materializou na arquitetura das escolas”, contou a antropóloga Zulmara Clara Sauner Posse.
O Colégio da Polícia Militar e o Instituto de Educação Professor Erasmo Pilotto, em Curitiba, são as próximas instituições de ensino que recebem a exposição.
PROGRAMA - O governo do Paraná implantou no início do ano o Programa de Proteção, Valorização, Preservação e Restauração das Escolas da Rede Pública Estadual, que tem como objetivo de resgatar e valorizar as escolas da rede pública através de política pública permanente de cuidado com os edifícios históricos.
Inicialmente, 13 prédios em Curitiba, Paranaguá, Antonina, Lapa e Ponta Grossa serão atendidos pelo programa. A estimativa é investir mais de R$ 7 milhões em projetos de restauração para essas escolas.
Ainda foi criado um grupo de trabalho responsável por estruturar o programa com representantes da Vice-Governadoria, das Secretarias de Estado da Educação (SEED), da Cultura (SEEC), da Administração e Previdência (SEAP), da Ciência e Tecnologia (SETI) e da Agência de Fomento Paraná.