Flávio Arns recebe homenagem da Patrulha Escolar em Curitiba 26/03/2014 - 16:50
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, foi homenageado nesta quarta-feira (26) com as medalhas de mérito do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária e do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência. A entrega aconteceu durante a solenidade de comemoração dos seis anos do Batalhão realizada no Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.
Arns ressaltou a importância da parceria entre a Secretaria da Educação e a Patrulha Escolar para a sociedade. “O Batalhão da Patrulha Escolar atende todos os alunos do Paraná num trabalho de orientação, de diálogo e de prevenção que ajuda a escola e o seu entorno. Um trabalho muito integrado para que a comunidade escolar tenha mais segurança. Tudo isso é um trabalho em equipe, em conjunto”, disse.
O Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária atua nas escolas para promover a cultura de segurança pública. “Nós vemos que nesses seis anos já consolidamos o papel da Patrulha Escolar. Hoje temos acesso às escolas e às comunidades escolares e podemos desfrutar de uma convivência harmônica para desenvolvermos o nosso trabalho, que é essencialmente preventivo”, disse o major Ronaldo de Abreu, comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária.
A cada ano, a Patrulha Escolar desenvolve um tema que serve de discussão nas palestras preventivas. Em 2014 a ideia é debater sobre os valores familiares e cívicos. “Para mim a importância do Batalhão na comunidade escolar é preservar, prevenir, orientar os alunos sobre os problemas que podem ser evitados. A Patrulha mostra que é muito importante os alunos terem respeito, ética e uma convivência harmoniosa”, afirmou o aluno do 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Tiradentes, Marcos Brito da Silva, 16 anos.
PROERD – Outra importante ação vinculada ao Batalhão é o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, iniciado no Paraná em 2000. A proposta realiza ação preventiva primária nas escolas de 1º a 5º anos de escolas públicas e particulares por policiais militares preparados para desenvolver o lúdico, e através de metodologia especialmente voltada para crianças.
O policial passa a mensagem de valorização à vida e à importância de manter-se longe das drogas. “Eles (os policiais) ensinam a gente a não se envolver com coisa que prejudicam a nossa saúde. Gosto dos conteúdos que eles passam para a gente fazer”, contou a aluna do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Cristóvão Colombo, em Colombo, Larissa da Silva Padoin, 10 anos.
Os alunos, após quatro meses de curso, recebem certificado do programa. Cerca de 1,2 milhão de estudantes já foram formados pelo programa. Somente em 2013, mais de mil escolas receberam as atividades do Proerd.