Flávio Arns reforça compromisso com profissionais da educação 30/08/2013 - 16:20
O secretário da Educação e vice-governador, Flávio Arns, recebeu nesta sexta-feira (30), no Palácio Iguaçu, representantes dos profissionais da educação do Paraná para discutir a incorporação de 0,6% no salário dos professores e a implantação das promoções e progressões. “Nesse diálogo reforçamos a determinação do governador Beto em implantar os pagamentos ainda em setembro”, disse Arns.
A Secretaria de Estado da Educação encaminhará para folha complementar, em setembro, o aumento de 0,6% para os professores bem como a implantação das promoções dos funcionários e o avanço de uma classe na carreira de todos os funcionários do Quadro de Profissionais da Educação Básica.
A lei que assegura os avanços dos profissionais QFEB foi encaminhada pelo governador Beto Richa e aprovada pela Assembleia Legislativa em maio deste ano. Esse avanço na carreira representa acréscimo no salário dos agentes administrativos, merendeiros e pessoal da limpeza das escolas estaduais que ingressaram no Estado.
Ainda em setembro serão implantadas as progressões dos funcionários e as promoções dos professores, além do pagamento retroativo a maio do aumento de 0,6%. Com o índice, em 2013 o aumento salarial da categoria atingirá 11,35%. Somado a última parcela da equiparação salarial, 3,94%, prevista para outubro, os professores acumularão em menos de três anos aumento de 50,16%.
A equiparação do salário dos professores foi um compromisso de campanha do governador Beto Richa e que está sendo integralmente cumprido. A diferença salarial entre as carreiras era de 26%, e o compromisso assumido com a categoria era de zerar essa diferença em 2014.
Com a equiparação, pela primeira vez na história do magistério estadual, os professores concursados vão ingressar na carreira com salário inicial igual aos demais servidores de nível técnico superior do estado.