Formação de alfabetizadores inicia hoje 27/07/2012 - 14:50

A Formação Inicial Pedagógica dos alfabetizadores e coordenadores do Programa Paraná Alfabetizado (PPA) inicia, nessa sexta-feira (27), simultaneamente nos polos de Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu. Participam cerca de 600 pessoas, entre representantes dos Núcleos Regionais de Educação, coordenadores locais e alfabetizadores do Programa Paraná Alfabetizado e educadores atuantes nas Educação de Jovens e Adultos (EJA) Fase I da rede pública municipal. O evento é realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED) e vai até domingo (29).

O objetivo é oferecer subsídios para os alfabetizadores desenvolverem práticas pedagógicas qualificadas e eficientes. “Esse momento de formação serve para estarmos orientando os alfabetizadores sobre os trabalhos realizados no Paraná Alfabetizado”, explicou Maria Cristina Rigon, coordenadora da EJA da SEED. Cada chamamento é formado por turmas com alfabetizadores e coordenadores locais selecionados de acordo com o edital público.

O PPA é uma ação que tem como objetivo possibilitar o acesso à leitura e escrita à toda a população paranaense com idade acima de 15 anos que não tiveram a oportunidade de estudar. “A perspectiva do Programa é inserir os alfabetizandos no mundo da leitura para que possam ter acesso à escolarização e dar continuidade aos estudos na EJA Fase I e II”, explicou a coordenadora.

O Programa prevê a formação de turmas em escolas estaduais ou municipais, em centros comunitários, sedes dos sindicatos, salas das igrejas, dentre outros espaços físicos alternativos. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800-416200.

A alfabetização é ação conjunta e deve envolver toda a sociedade. “As pessoas devem incentivar quem ainda não é alfabetizado para que procure a escola estadual mais próxima ou ligue gratuitamente para informações”, ressaltou a coordenadora da EJA.

GALERIA DE IMAGENS