Formação de professores em pauta na PUC/PR 07/10/2008 - 15:19

Começou nesta segunda-feira (06) o VIII Congresso Nacional de Educação, o EDUCERE. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Centro de Teologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), em Curitiba. Nos dias 7, 8 e 9, o evento promove a apresentação de trabalhos, debates, palestras e lançamentos de livros. As discussões estarão centralizadas em temas ligados à formação do profissional de Educação. Também foram abertos, no mesmo local, os trabalhos para o III Congresso Ibero-Americano sobre Violência nas Escolas, o CIAVE.
A professora Cinthya Vernizi Adachi de Menezes (foto), chefe do gabinete da Secretária de Estado da Educação Yvelise Arco-Verde, representou-a e discursou na solenidade. Salientou a aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior que vem ocorrendo nos últimos anos e afirmou que o encontro dos saberes leva à socialização e a rearticulação do conhecimento, o que tem sido fundamental para a melhoria da qualidade do ensino público. “A concretização de nosso projeto para a educação se dá pela defesa da Educação Básica e da escola pública com qualidade para todos”, disse. Lembrou ainda que houve um considerável aumento de participação dos professores da rede pública no evento. No ano de 2007, foram 200, mas, neste ano, o número sobe para 300 inscritos, incluindo a apresentação de trabalhos.
A secretária Yvelise proferirá palestra nesta terça-feira (07), às 19h sobre o tema Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Escolar, no auditório Alceu Amoroso Lima, também na PUC. Também participam, apresentando trabalhos, coordenando mesas ou debatendo, outros professores da SEED. Confira a programação no endereço eletrônico do Encontro: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/index.php.
O EDUCERE é um evento acadêmico e científico organizado pela Graduação e Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Tem como foco a socialização dos resultados das pesquisas realizadas por acadêmicos e por profissionais da Educação. Trata-se de um espaço de troca de experiências que integra profissionais da Educação Superior e da Educação Básica.
O III CIAVE tem como base a união de esforços de Observatórios de Violências situados em diversas instituições nacionais e internacionais. O objetivo é potencializar as ações existentes, elaborando novos projetos coletivos baseados em diagnósticos regulares da situação nas escolas e na sociedade.