Fórum Social do Mercosul vai ser aberto sábado em Curitiba 24/04/2008 - 18:06

Representantes de 12 países da América Latina já confirmaram presença no Fórum Social do Mercosul. O encontro começa neste sábado (26) e segue até segunda-feira (28) na reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. “O fórum acontece num novo marco político e social no continente. Temos agora a experiência de governos populares com os programas, projetos, políticas públicas gerados da pauta de lutas dos movimentos sociais de toda América Latina. Em Curitiba, além da capital do Mercosul, se dá o cerco final ao neoliberalismo”, disse Doático Santos, coordenador do fórum.

Os três dias do encontro terão seis painéis, 15 mesas especiais, uma feira, duas reuniões, duas plenárias e oficinas com shows e apresentações culturais. Os debates se darão na tenda armada no pátio da reitoria, em seis anfiteatros e salas da reitoria da UFPR. Encontro será aberto às 10h.

Entre os participantes do fórum já estão confirmados: Dom Tomas Balduíno; presidente da Comissão Pastoral da Terra; Maria Esther Udaetha, senadora da Bolívia; Carmem Sosa, líder comunitária do Uruguai; José Mora Siguaraya, deputado da Venezuela; Fernando Amezcua, secretário de Relações Internacionais do Sindicato Mexicano de Energia; Rosa Mercedez Salazar Dias, coordenadora da Associação das Mulheres Nela Martinez do Equador; Piedad Córdoba, senadora do Partido Liberal da Colômbia; Orlando Castilho, coordenador da Campanha pela Desmilitarização das Américas no Paraguai; Lia Varela, professora de Buenos Aires - especialista em línguas indígenas; Ramon Cardona, coordenador da Federação Sindical Mundial, de Cuba.

PAINÉIS - Os principais debates se darão nos painéis Água: Bem Público e Direito Humano, Paz e Soberania, Agenda dos Trabalhadores para o Desenvolvimento, Democratização dos Meios de Comunicação, Poder Local, e Superação do Analfabetismo. “A defesa da água ganha força no continente e o Paraná é referência porque trata da água como um bem público, através da gestão pública deste recurso natural. Este painel será - em função da relação que temos com o Aqüífero Guarani e das boas práticas da utilização da água - um dos referenciais do fórum”, disse Arlete Rosa, coordenadora do painel da água.

“No painel Agenda dos Trabalhadores para o Desenvolvimento, teremos a representação de todas as centrais sindicais brasileiras e das centrais sindicais americanas. Seremos o grande palco da discussão da democratização dos meios de comunicação. Os representantes do movimento que prepara a Conferência Nacional de Democratização dos Meios de Comunicação estarão presentes. Vamos debater a tevê pública, destacando a experiência que temos na Paraná Educativa, destacando a decisão do governo federal de instalar a tevê pública do Brasil e juntando isto a outras experiências nos países vizinhos”, disse Doático Santos.

MESAS ESPECIAIS - As 15 mesas especiais tratarão dos seguintes temas: habitação e direito de morar; cultura; tevê pública e democratização dos meios de comunicação; uso da bicicleta como meio de transporte; segurança pública no século XXI; democratização dos meios de comunicação; direitos humanos, migrações e refugiados no Cone Sul, políticas de integração lingüística e cultural no Mercosul; privatização do sistema financeiro, software livre e inclusão digital, meios de comunicação e padrão digital, dívida pública, energias renováveis no contexto do Mercosul, integração lingüística e cultural do Mercosul.

O encontro terá ainda duas reuniões (Conselho Federal de Psicologia e do Coletivo de Comunicação), duas plenárias (Mulheres das Américas Contra a Guerra e Pela Paz e de encerramento) e a Feira Água – Boas Práticas. “Estamos transformando Curitiba na capital do Mercosul. É a vocação da cidade e do Paraná para a integração latino-americana. Nós que já temos a tríplice fronteira no Paraná, vamos transformar o fórum num laboratório de gestação daquilo que imaginamos seja o futuro do continente”, disse Doático.

“Vamos valorizar as políticas públicas que sirvam de referência para o desenvolvimento do continente. E não só as políticas públicas, também as atividades e iniciativas de pessoas e entidades que mereçam ser difundidas como um exemplo para construção da unidade latino-americana”, completou Doático.

Toda programação do Fórum Social do Mercosul será transmitida ao vivo pela Rádio e TV Paraná Educativa. Os interessados podem ainda se inscrever aos painéis, mesas e oficinas no www.forumsocialdomercosul.org ou no próprio dia do evento. Todos os participantes receberão certificados. A Casa de Estudante Universitário (rua Luiz Leão, número 1 – Centro Cívico – fone 41-33241984) está oferecendo hospedagem nos três dias do evento a R$ 12,00 a diária.


Programação

Fórum Social do Mercosul - de 26 a 28 de abril de 2008
Local: Reitoria da UFPR – rua XV de Novembro, 1299

Dia 26 (sábado)
10h - sessão solene de abertura
14h – painel: Agenda dos Trabalhadores para o Desenvolvimento
14h30 - mesa especial: Habitação e Direito de Morar
14h30 - mesa especial: Cultura
17h30 - mesa especial: TV Pública e Democratização dos Meios de Comunicação
19h - mesa especial: Uso da Bicicleta como Meio de Transporte

Dia 27 (domingo)
10h – painel: Paz e Soberania
10h - mesa especial: Cultura
10h - mesa especial: Segurança Publica no Século XXI
14h - mesa especial: Democratização dos Meios de Comunicação
14h - mesa especial: Direitos Humanos, Migrações e Refugiados no Cone Sul
14h - reunião do Conselho Federal de Psicologia
14h - mesa especial: Políticas de Integração Lingüística e Cultural no Mercosul
15h - abertura da Feira Água Boas Práticas
15h30 – painel: Poder Local
15h30 – plenária: Mulheres das Américas Contra a Guerra e Pela Paz
18h – painel: Educação e Superação do Analfabetismo
18h - mesa especial: Privatização do Sistema Financeiro
18h – mesa especial: Software Livre e Inclusão Digital
18h - mesa especial: Meios de Comunicação e Padrão Digital

Dia 28 (segunda-feira)
10h – painel: Democratização dos Meios de Comunicação
10h - mesa especial: Dívida Pública
10h - mesa especial: Energias Renováveis no Contexto do Mercosul
14h – painel: Água: Bem Público e Direito Humano
14h - mesa especial: Integração Lingüística e Cultural do Mercosul
14h – reunião: Conselho Federal de Psicologia – Coletivo de Comunicação
18h - plenária de enceramento