Fórum de Educação do Paraná reúne sociedade civil 28/02/2013 - 16:50
A Secretaria de Estado da Educação fez nessa quinta-feira (28), em Curitiba, o lançamento do Fórum Estadual de Educação do Paraná. Os debates serão intensificados nesta sexta-feira (1º) com a “Primeira Conferência Livre de Educação.
O Fórum serve para orientar e planejar as conferências municipais e intermunicipais e a estadual que vão discutir o Plano Estadual de Educação. Cerca de 80 pessoas de 51 entidades públicas e da sociedade civil participaram. No evento também foram discutidas ações para as etapas municipais e intermunicipais, que devem acontecer ainda no primeiro semestre em todo o estado.
“Este é um grande momento de implantação de uma instância representativa da sociedade para que os desafios da educação possam ser abordados coletivamente e ao mesmo tempo auxiliar a Conferência Estadual de Educação, que deve ser realizada no segundo semestre deste ano”, disse o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns.
Durante o evento, foram realizadas reuniões de trabalho para definir o regimento interno, cronograma e encaminhamentos gerais para definição dos fóruns municipais, além da assinatura da Resolução Constituindo o Fórum Estadual. O fórum contou com a parceria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Os encaminhamentos da Conferência Estadual serão levados à Conferência Nacional de Educação (Conae) que será realizada de 17 a 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. A Conae indica as perspectivas para a organização e a consolidação do novo Plano Nacional de Educação.
Conferência – Nesta sexta-feira (1º), o Fórum Estadual de Educação do Paraná promove a “Primeira Conferência Livre de Educação”, a partir das 8h30, no Anfiteatro da Educação da UFPR, para intensificar os debates preparatórios para as conferências municipais, intermunicipais e estadual de Educação para o Conae 2014.
Na pauta, o debate sobre “A Conferência Nacional de Educação: O Plano Nacional de Educação e o Regime de Colaboração”, com a presença do secretário executivo adjunto do Mistério da Educação (MEC) e coordenador do “Fórum Nacional de Educação” Francisco das Chagas Fernandes, Ângelo Ricardo de Souza, pesquisador da UFPR e Andrea Barbosa Gouveia, representante da Secretaria de Estado da Educação do Paraná.