Foz recebe Caravana da Alfabetização com compromisso de superar o analfabetismo 30/04/2009 - 18:58

A Caravana da Alfabetização do Programa Paraná Alfabetizado da Secretaria da Educação (Seed) chegou nesta quinta-feira (30) em de Foz do Iguaçu. Mais de mil e quinhentas pessoas, entre alfabetizadores, alunos, agentes mobilizadores e parceiros participaram da caminhada, que foi seguida de carreata até a solenidade de assinatura da Carta Compromisso pela Superação do Analfabetismo no Paraná.
Foto: Levy Ferreira

Está é a sexta Caravana realizada este ano. O Projeto da caravana é uma estratégia de mobilização da população paranaense pela alfabetização de jovens, adultos e idosos com o objetivo de superar o analfabetismo em todo o estado.
As caravanas acontecem em 22 núcleos regionais de educação do Paraná e a meta é envolver a população paranaense junto às ações de alfabetização de jovens, adultos e idosos, conscientizando-os sobre a importância de alfabetizar.
Além de Foz do Iguaçu, mais oito municípios participam do programa na região: São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu, Medianeira, Ramilândia, Itaipulândia, Matelândia, Missal e Serranópolis do Iguaçu.
Representantes de entidades como Banco do Brasil, Sesc, Senac, Sesi, Sanepar, Correios, Polícia Militar, entre outras assinaram a Carta Compromisso pela Superação do Analfabetismo. Na região, o trabalho coordenado pelo Núcleo de Educação de Foz do Iguaçu vem cresce a cada dia, sensibilizando as pessoas para que a meta do programa seja alcançada, que é a superação do analfabetismo.
Segundo dados do Censo Demográfico, o município de Foz do Iguaçu tinha aproximadamente 13 mil analfabetos no ano de 2000, representando pouco mais de 7% da população local. De 2004 até agora, mais de seis mil pessoas foram alfabetizadas na região, derrubando o índice de analfabetismo para 5%.
“Estamos perto de acabar com o problema do analfabetismo na nossa região, com a ajuda do Paraná Alfabetizado e dos cursos da EJA – Educação de Jovens e Adultos nossa meta vem sido cumprida. Esperamos terminar 2010 com esses números superados”, disse o coordenador local do programa Paraná Alfabetizado, Roberto Rafael dos Santos.
Para o deputado estadual Dobrandino Gustavo da Silva é gratificante participar de um programa tão especial como esse. “Nosso governo tem ofertado inúmeros projetos e programas sociais para a comunidade, mas sem dúvida nenhuma o Paraná Alfabetizado é o mais digno de todos, pois nada mais importante do que resgatar a autoestima e a dignidade dessas pessoas, que por algum motivo não puderam freqüentar uma sala de aula”, disse o deputado.
Entre os municípios atendidos, Serranópolis do Iguaçu está praticamente com o índice de analfabetos zerados. Em 2000, a cidade tinha 6% da população analfabeta. Hoje esse índice está em 1,5%. Além deste, mais quatro municípios estão em processo de superação para ser efetivado ainda neste ano: Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, Matelândia e Medianeira.
Exemplo - Ramilândia é outro exemplo de superação e força de vontade na busca pela erradicação do analfabetismo. O município tinha o maior índice de analfabetos da região, cerca de 22%. Hoje, segundo as estimativas do programa, faltam alfabetizar aproximadamente 300 pessoas.
Para a superintendente da Secretaria da Educação, Alayde Digiovanni, que na ocasião representou a secretária de Educação Yvelise Arco-Verde, a intenção é envolver cada vez mais a população. “Queremos mostrar a real importância de superar esse grande obstáculo que é o analfabetismo. Essa que é uma das mais cruéis formas de exclusão social nesse país. Por isso, nós da Seed reafirmamos esse compromisso de garantir a escolarização para a população não alfabetizada, oferecendo também o direito à cidadania a cada um", disse.
Dorilda Maceda da Silva, 66 anos, do município de Medianeira, aluna do programa há dois anos, entrou no projeto incentivada pelo filho e já ganhou até prêmio em um concurso. Ela foi à vencedora na eleição para a ilustração da capa do livro Um Dedo de Prosa desenvolvido para os educadores do Paraná Alfabetizado e lançado em 2006. “Eu sempre gostei muito de desenhar, sempre tive um sonho de aprender e me aprimorar, quando a oportunidade surgiu, não pensei duas vezes e me inscrevi”, disse.
Trabalhar com a alfabetização foi o que motivou a professora e coordenadora Cleonir Araújo Winter de Medianeira a participar do Paraná Alfabetizado. Há um ano no projeto, ela se diz realizada com essa oportunidade. “Me sinto engrandecida em poder conviver, ensinar e aprender com cada um desses alunos. Tenho hoje mais de 150 alunos e me sinto realizada com essa oportunidade. Agradeço ao Governo do Estado por essa iniciativa tão importante de resgatar a cidadania do nosso povo”, disse.
Participaram da solenidade, o diretor presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, a chefe do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu, Dulce Wernke Zinn, Izabel Cordeiro Ribas, coordenadora do Paraná Alfabetizado, Wagner Roberto do Amaral, chefe do Departamento da Diversidade da Secretaria de Estado da Educação, entre outros.