Franceses conhecem programa de educação rural do Paraná 15/10/2012 - 18:40
Integrantes da delegação das Casas Familiares Rurais da Região de Rhône-Alpes, da França, reuniram-se nesta segunda-feira (15) com o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, em Curitiba. Os franceses estão no Estado para conhecer o funcionamento das Casas Familiares Rurais administradas pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), nos municípios de Coronel Vivida e Bituruna.
O grupo formado por 13 integrantes veio conhecer como os jovens do meio rural do Paraná recebem qualificação, por meio de curso técnico profissionalizante, para depois aplicar o conhecimento na comunidade onde vive, na França. “Com as Casas, os jovens recebem formação profissional voltada ao desenvolvimento sustentável das propriedades rurais”, destacou Flávio Arns.
Para a diretora do Departamento de Educação e Trabalho da Secretaria, Marilda Diorio Menegazzo, a aproximação com os franceses possibilita a troca de experiências do trabalho realizado nas Casas Familiares Rurais da região de Rhône- Alpes. “Para nossos estudantes é uma oportunidade de conhecer e interagir com experiências realizadas na França”, disse.
Na França, as Casas Familiares Rurais existem há mais de 70 anos. No Sul do Brasil, o processo de implantação das Casas Familiares Rurais teve início no Paraná, em 1987. “Tanto na França como no Paraná, o maior objetivo é desenvolver o meio rural e promover a permanência do jovem na localidade em que vive, por meio da formação profissional voltada ao desenvolvimento da localidade”, explicou o representante da delegação francesa, Simon Bikoi.
ATIVIDADE- O funcionamento das Casas Familiares Rurais é resultado do regime de colaboração entre a secretaria, municípios e governo federal. As Casas fazem parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Constitui-se em um local dentro do município ou dentro de uma região destinado à formação técnica, humana e gerencial dos jovens do meio rural. Nas casas, os estudantes ficam uma semana em período integral e, na semana seguinte, vão aplicar em suas propriedades o que aprenderam.
A secretaria realiza formação continuada e disponibiliza professores para trabalhar com cerca de 2,4 mil alunos em 44 Casas Familiares Rurais distribuídas pelo Estado. Os cursos ofertados nas Casas, além do Ensino Fundamental e Médio, são de técnicos em Agropecuária, Alimentos, Administração Rural, Agroecologia, Gestão Ambiental e Agroindústria.