Ganhando o Mundo para intercâmbio de língua inglesa tem mais de 5,4 mil estudantes inscritos 02/03/2023 - 17:50

Mais de 5,4 mil estudantes da rede estadual de ensino já se inscreveram para participar da terceira edição do programa de intercâmbio Ganhando o Mundo (edital nº 72/2022), que cresceu e vai levar mil alunos para cinco países de língua inglesa: Austrália, Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Nova Zelândia. No ano passado, 200 estudantes foram para o Canadá e a Nova Zelândia, 100 em cada semestre para cada país.

Estão aptos a participar os estudantes que estão na primeira série do ensino médio neste ano letivo de 2023 e que cursaram do 6° ao 9° ano do ensino fundamental na rede pública do Estado. As inscrições seguem abertas e vão até 31 de maio de 2023 pela Área do Aluno, e o embarque está previsto para o início de 2024.

“Ampliamos esse programa a pedido do Governo do Estado, pois ele abre as portas do mundo para os nossos estudantes. Tivemos uma resposta muito boa dos intercambistas no ano passado e, por isso, desta vez, o programa vai levar estudantes de todos os 399 municípios do Paraná”, explica o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

“Foi uma experiência única e incrível. Tive oportunidade de conhecer um novo idioma, um novo país, novas pessoas, uma cultura totalmente diferente. Vale muito a pena. A gente aprende muita coisa. Além do inglês, a gente aprende a ser mais independente – é uma experiência para a vida toda. Então, para os alunos do primeiro ano do ensino médio, se inscrevam, não percam essa oportunidade, essa chance que eu tive”, conta a estudante Juliana Lisa Nishitani, do Colégio Estadual João M. da Silveira, em Quatiguá, no Norte Pioneiro, que foi para a Nova Zelândia.

Vagas – Das mil vagas ofertadas, 399 estão reservadas para os estudantes que obtiverem a maior nota de classificação em cada município do estado. Outras 100 vagas são destinadas exclusivamente a estudantes beneficiários do programa Bolsa Família, independentemente do município a que pertençam.

Já as demais 501 vagas serão destinadas proporcionalmente aos municípios que possuem número igual ou superior a 100 matrículas no 9º ano do Ensino Fundamental na data de elaboração do edital (em novembro/22). Curitiba, por exemplo, terá 58 vagas desse total, seguida por Londrina (20), São José dos Pinhais (17), Ponta Grossa (16), Cascavel (15), Maringá (14), Foz do Iguaçu (13), Colombo (12) e Guarapuava (9). O número exato de vagas para cada município pode ser conferido no edital. 

Ao fazer a inscrição on-line pela Área do Aluno, o estudante deverá informar nome completo, RG, CPF, Código Geral de Matrícula (CGM), e-mail (@escola), telefone de contato e dados do seu colégio. É obrigatório que tanto o estudante quanto o responsável declarem ciência de que leram e concordam com a inscrição e as regras do processo seletivo.

A inscrição será para o programa como um todo, não sendo possível o estudante escolher o país de destino – essa indicação será feita pela Seed-PR, bem como a distribuição do número exato de vagas para cada país.

Critérios – A nota de classificação para selecionar os estudantes vai considerar três itens: a nota padronizada obtida pelo estudante na Prova Paraná Mais, realizada entre 25/10/22 e 03/11/22, o número de certificados obtidos pelo estudante na plataforma Inglês Paraná e os certificados de participação como Aluno Monitor na escola em que o estudante estiver matriculado.

É necessário, claro, ter participado da Prova Paraná Mais em 2022, que terá peso 70 na nota de classificação. Já o Inglês Paraná e o Aluno Monitor terão peso 15 cada um na pontuação total (100).

Para os estudantes que não os têm, ainda há tempo para conseguir os certificados do Inglês Paraná e do Aluno Monitor para aumentar suas chances de ser selecionado – é possível se inscrever mesmo sem certificados dos programas, embora eles valham para a pontuação (leia no FAQ abaixo mais detalhes sobre os programas e seus certificados).

Além dos critérios de classificação (Prova Paraná Mais, Inglês Paraná e Aluno Monitor), o estudante precisa cumprir alguns requisitos para ter sua inscrição validada: ter cursado do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual do Paraná; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular (em 2022); ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual do Paraná em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do Ensino Médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque ao exterior, também é preciso ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.

Ganhando o Mundo – O programa de intercâmbio foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa. 

Os custos de alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar, reuniões de orientação, assim como o curso preparatório de língua estrangeira, são custeados pela Seed-PR. Os alunos também recebem um auxílio de R$ 800 mensais.

O Programa Aluno Monitor oportuniza aos estudantes da rede pública estadual de ensino, com domínio em conteúdos específicos de diferentes componentes curriculares, atuarem como monitores auxiliando estudantes por meio da orientação e condução de grupos de estudo e no desenvolvimento de atividades de reforço escolar. O objetivo do programa, implantado na rede estadual paranaense em 2019, é a melhoria da aprendizagem e a valorização do protagonismo dos estudantes, tornando-os agentes colaboradores no processo de aprendizagem dos colegas.

Todo estudante com perfil responsável, proativo e colaborativo.

Para se inscrever no Programa Aluno Monitor, o estudante deve procurar a Equipe Gestora (Diretor, Diretor Auxiliar ou Professor Pedagogo). A adesão acontece de forma voluntária e a qualquer tempo, assim como o início das atividades. Mas atenção: é importante ficar atento ao período de inscrição! Se você deseja pontuar no processo de seleção do Programa Ganhando o Mundo (Edital n.° 72/2022), a hora é agora, pois precisará de, no mínimo, 40 horas para pontuar e melhorar suas chances de ser selecionado no Programa Ganhando o Mundo.

Todas as escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná.

Sob a supervisão de professores dos diversos componentes curriculares, as ações do Aluno Monitor compreendem desde a revisão de conteúdos até estudos preparatórios para avaliações. O Aluno Monitor pode atuar em qualquer área, não há limites. O importante é que este seja inserido em atividades que colaborem para a aprendizagem dos pares. Tem como objetivo auxiliar na aprendizagem de estudantes que apresentam dificuldades na leitura, produção escrita e interpretação, bem como possibilitar o levantamento de hipóteses, a percepção de diferentes pontos de vista na resolução de problemas e no entendimento dos desafios propostos dentro dos componentes curriculares.

 

O Programa Aluno Monitor é critério para classificação no Programa Ganhando o Mundo, ou seja, as chances do estudante aumentam com um ou dois certificados de 40 horas. Porém, se o estudante não conseguir nenhum certificado, ainda poderá se inscrever e participar da seleção do Programa Ganhando o Mundo, apenas não pontuará nesse critério específico. 

 

 A pontuação máxima é alcançada com dois certificados, cada um de 40 horas, obtidos a partir da publicação do Edital n.º 72/2022 até o encerramento das inscrições, ou seja, de 01/04/2022 a 31/05/2023.

 

 É uma plataforma on-line de ensino de língua inglesa com atividades situacionais interativas que permitem aos alunos aprenderem o idioma com foco nas quatro habilidades linguísticas (reading, writing, listening e speaking), principalmente a compreensão e produção oral.

É uma plataforma on-line de ensino de língua inglesa com atividades situacionais interativas que permitem aos alunos aprenderem o idioma com foco nas quatro habilidades linguísticas (reading, writing, listening e speaking), principalmente a compreensão e produção oral.

Todos os estudantes devidamente matriculados no ensino regular têm acesso automático à plataforma e podem realizar suas atividades a qualquer momento e em qualquer lugar, inclusive de forma desconectada (offline).

 

Sim. Serão considerados os certificados do Programa Inglês Paraná obtidos a partir do ano de 2022 até a data de encerramento das inscrições, ou seja, de 01/01/2022 a 31/05/2023.

O inglês é considerado uma língua franca, ou seja, é um meio de comunicação entre pessoas que falam diferentes línguas e é o idioma oficial dos países para onde serão enviados os alunos contemplados. Desse modo, os alunos escolhidos terão a possibilidade de aperfeiçoar o conhecimento no idioma com foco nas habilidades de compreensão e produção oral, essenciais para a participação das atividades do Ganhando o Mundo.

 

Será atribuído peso 15 para cada certificado (em um total de até três certificados).

A Prova Paraná Mais é uma avaliação em larga escala, que avalia, de forma censitária, o desempenho dos estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª série do Ensino Médio da rede pública estadual do Paraná, bem como, os estudantes do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal daqueles municípios que aderirem à avaliação.

 

 A prova foi aplicada em novembro de 2022.

É a média da proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, padronizada para um indicador entre 0 e 10. Essa média é obtida por meio de uma fórmula matemática. 

 

Será atribuído peso 70 à Nota Padronizada da Prova Paraná Mais.