“Gestão Financeira” será estendido para mais colégios 27/08/2015 - 15:55

O programa “Gestão Financeira na Escola” será estendido para mais sete colégios estaduais do Paraná, nos Núcleos Regionais de Educação de Irati, Guarapuava, Ponta Grossa, Área Metropolitana Sul e Paranaguá. O principal objetivo é envolver toda a comunidade escolar na gestão financeira da escola. Atualmente duas unidades participam do programa. O projeto é desenvolvido pela Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar, em parceria com os Núcleos Regionais.

Entre 17 e 21 de agosto, o “Gestão Financeira na Escola” foi apresentado para os diretores, alunos, pais, professores e funcionários nas escolas onde será implantado. Uma das principais características do projeto é a indicação de um agente financeiro nos colégios. Esse funcionário fica responsável pela prestação de contas da unidade e de toda a parte burocrática que envolve o recebimento de recursos. Isso ajuda o diretor, que antes precisava resolver sozinho estas questões.

A partir de setembro o programa vai começar a funcionar na Escola Estadual Professora Luiza Rosa Z. Pinto, em Irati (Centro-Sul); Colégio Estadual Parigot de Souza, de Inácio Martins (Centro-Sul); Colégio Estadual Antônio Tupy Pinheiro, de Guarapuava (Centro); Colégio Estadual Regente Feijó, de Ponta Grossa (Campos Gerais); Escola Estadual Dias Rocha, de Araucária, e no Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira, de Fazenda Rio Grande (Região Metropolitana de Curitiba), e no Colégio Estadual Ilha das Peças, de Guaraqueçaba (Litoral).

Além das sete escolas, desde 2014 o programa funciona no Colégio Estadual Alberto de Carvalho, de Prudentópolis (Centro-Sul), e no Colégio Estadual Herbert de Souza, de São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba). Até 2018, o programa “Gestão Financeira na Escola” deve ser expandido para todos os 32 Núcleos Regionais de Educação do Paraná.

“A nossa coordenadoria sempre está em busca do desenvolvimento de novas ações que visam a melhoria da qualidade da gestão financeira nas escolas. Temos resultados muito positivos nas escolas que já participam do programa”, afirmou Manoel José Vicente, chefe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar (CAF).

MAIS TRANSPARÊNCIA - Para o diretor Marlon Roberto Ferreira, do Colégio Estadual Desembargador Cunha Pereira, de Fazenda Rio Grande, o “Gestão Financeira na Escola” vai ajudar a esclarecer toda a comunidade escolar sobre como funciona a administração e a aplicação de recursos que a escola recebe.

“Muitas pessoas nem sabem que existe o Fundo Rotativo, que as escolas recebem recursos do Governo Estadual e Federal. Se você administra bem esse recurso consegue manter a escola funcionando certinho. O programa Gestão Financeira na Escola é um grande passo para aumentar a transparência na gestão dos recursos. O dinheiro público é do povo e precisa ser bem administrado para dar retorno para os alunos”, afirmou.

A diretora Vilma Salete dos Santos Pereira, do Colégio Estadual Parigot de Souza, de Inácio Martins, explicou que o programa é uma boa forma de aproximação com a Secretaria da Educação. “São mais de 2 mil escolas no Estado, cada uma tem uma realidade diferente. Com o programa será melhor até para fazer o planejamento de como usar o recurso que a escola recebe. Isso vai contribuir bastante. A gestão do dinheiro público não é fácil, sempre surgem dúvidas”, disse Vilma.

Com a implantação do programa, a diretora Beatriz Aparecida Neves do Colégio Antônio Tupy Pinheiro, de Guarapuava, também acredita que será possível melhorar a gestão dos recursos na escola. “Com o acompanhamento do pessoal da Coordenadoria de Apoio Financeiro poderemos sugerir mudanças e ajustes para que a gestão dos recursos fique ainda melhor. Teremos mais tempo para nos dedicarmos às questões pedagógicas dentro da escola”, disse a diretora.

Em 2015, a Secretaria de Estado da Educação já repassou R$ 44,5 milhões do Fundo Rotativo para as escolas. Os recursos podem ser utilizados para manutenção e outras despesas relacionadas com a atividade educacional. Na página da Secretaria de Estado da Educação na internet, o Portal Dia a Dia Educação, é possível acompanhar quanto cada escola já recebeu do Fundo Rotativo e como o dinheiro é aplicado. Basta entrar no link “Consulta Escola”.

REALIDADES DIFERENTES – Com o programa “Gestão Financeira na Escola”, a equipe da Coordenadoria de Apoio Financeiro à Rede Escolar percorreu as unidades para apresentar o programa e debater com a comunidade escolar sobre como é feita a administração dos recursos.

“Conhecer o dia a dia da escola e ver as dificuldades delas faz toda a diferença. A Escola Ilha das Peças, em Guaraqueçaba, tem uma realidade bem distinta do Colégio Regente Feijó, de Ponta Grossa. Mas as duas têm os mesmos desafios e objetivos, que é dar um ensino de qualidade aos alunos”, afirmou Ângela Kubersky, coordenadora de prestação de contas da Coordenadoria.

“Tentamos conscientizar professores, alunos, pais e funcionários que a participação deles é fundamental no processo de aplicação dos recursos. Todos devem participar e avaliar tudo o que é feito na questão financeira. Isso diminui bastante a possibilidade de que aconteçam erros e equívocos”, definiu Ângela.

GALERIA DE IMAGENS