Gincana da hanseníase é apresentada em evento da SESA 29/05/2012 - 15:10

A gincana cultural sobre a hanseníase proposta pelo Núcleo Regional de Educação de Cascavel envolveu 36 escolas, 950 alunos e cerca de 70 professores dos 14 municípios atendidos pela regional. Os resultados do evento foram apresentados na cerimônia do Dia Estadual de Conscientização sobre a Hanseníase, na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em Curitiba, na sexta-feira (25).

No evento, estavam presentes o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto; o coordenador do Movimento de Reintegração de Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Artur Custódio; a representante do Ministério da Saúde, Rosa Castália Soares, que coordena o Programa Nacional de Controle da Hanseníase e doenças em Eliminação; o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria, Sezifredo Paz; dentre outras autoridades.

O convite foi feito pela Coordenação Estadual de Controle da doença e significou o reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Isso nos dá a certeza de que estamos no caminho certo, ou seja, de que estamos transformando a sociedade por meio da educação”, disse Márcia Fontanella, coordenadora geral da gincana cultural.

A gincana foi lançada em fevereiro, durante uma reunião com diretores escolares, iniciada no mês de março e finalizada no dia 16 de maio, com a participação de cerca de mil pessoas em um seminário. O objetivo foi repassar à comunidade informações sobre a doença, além de esclarecer sobre as formas de contágio e tratamento, por meio de atividades lúdicas e de pesquisas. A realização contou com a parceria com o Morhan e Secretaria Municipal de Saúde de Cascavel.

SINTOMAS - A hanseníase é uma doença infecto contagiosa que se manifesta principalmente na pele, com manchas esbranquiçadas e avermelhadas, dormência, caroços pelo corpo e bolhas nas mãos e braços. A doença também atinge os nervos periféricos, podendo causar deformidades nas mãos e pés. Uma vez iniciado o tratamento, o paciente não transmite mais a hanseníase. O tratamento é à base de medicamentos e está disponível no Sistema Único de Saúde com duração de seis meses ou um ano.

GALERIA DE IMAGENS