Governador Requião entrega ônibus escolares em Morretes 04/05/2009 - 15:34

O governador Roberto Requião entregou, nesta sexta-feira (1º), três novos ônibus escolares para o município de Morretes (Litoral do Paraná). Os veículos são destinados ao transporte de alunos das escolas públicas e seguem as normas de segurança do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Segundo o governador, as poltronas têm encosto para cabeça e cinto de segurança individual e estão sendo entregues aos municípios que enviaram motoristas para cursos profissionalizantes. “Estamos garantindo a segurança de nossas crianças. Em toda a rede estadual de ensino, mais de 263 mil alunos serão beneficiados”, afirmou.
Os ônibus fazem parte dos 1.100 licitados e encomendados pelo Governo do Estado, no valor de R$ 133,4 milhões, dentro do Programa de Transporte Escolar. Para o prefeito de Morretes, Amilton Paulo da Silva, o anúncio representa melhoria para o transporte escolar integrado municipal e consolida mais uma iniciativa do Governo do Estado em benefício de Morretes. “Com a Unidade da Mulher e da Criança, a parceria com o governo estadual também promoveu queda da mortalidade infantil em Morretes”, disse. Ainda segundo o prefeito, uma escola de ensino médio também será construída com o apoio do Governo do Paraná.
Ao lado da esposa Maristela e do vice-governador Orlando Pessuti, Requião visitou a Feira Agrícola e Artesanal de Morretes, que acontece anualmente na cidade e reúne expositores, agropecuaristas e artesãos, com objetivo de mostrar os produtos naturais e artesanais da região. As comidas típicas como o barreado, além de shows musicais e folclóricos completam o evento. “A feira é uma volta às essências e do resgate aos produtos típicos e sem agrotóxicos”, disse o governador.
Também visitaram a Feira o diretor-superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Luiz Malucelli Neto, e do Secretário Especial para Assessoramento do Governador, Luis Mussi. Entre os trabalhos expostos, estão bolsas, chapéus e chinelos produzidos a partir da fibra da bananeira pela artesã Dirce Rita Pinheiro. “Estou passando o que aprendi aos meus netos”, conta.
A partir de janeiro do próximo ano, Morretes receberá royalties ecológicos por uma área florestal do município incorporada ao Parque Estadual do Pico do Marumbi. Para o vice-governador Orlando Pessuti, a ampliação desta unidade de conservação reforça as ações da política ambiental do Estado. “É o ICMS Ecológico que volta para a cidade”, disse. Pessuti lembra também que Morretes é o município do Litoral com maior área agrícola. “A Emater executa um amplo trabalho aos pequenos agricultores, e estamos assim preservando a vocação natural de Morretes para o turismo”, afirmou.