Governador Requião inaugura colégio em Francisco Beltrão 01/04/2009 - 17:56

O governador Roberto Requião inaugurou o prédio do Colégio Estadual Léo Flach nesta quarta-feira (1º), em Francisco Beltrão. A nova estrutura tem capacidade para atender mil estudantes e representa um investimento de R$ 1,7 milhão. O colégio funcionava há 11 anos dividindo as instalações com a Escola Municipal Nossa Senhora Sagrado Coração. Durante a visita, a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, anunciou que o Ministério da Educação liberou R$ 9 milhões para a construção de um colégio agrícola no município.

A nova escola tem infraestrutura completa para acesso de portadores de necessidades especiais, como rampas, elevador e banheiros exclusivos para cadeirantes. São 2.776 metros quadrados de área construída, com 12 salas de aula, refeitório, laboratórios de informática e ciências e duas quadras poliesportivas, sendo uma delas coberta. Durante a visita, Requião determinou ao secretário de Obras, Júlio de Araújo Filho, que sejam feitas alterações na escada e no piso do colégio, com a colocação de lajotas anti-derrapante.
O governador determinou também a ampliação do número de computadores no laboratório de informática. Ele considerou insuficientes os 20 equipamentos e determinou à secretária da Educação que o número seja duplicado. “Sem dúvida esse é um dos maiores colégios do Paraná”, disse Requião. Ele lembrou do tempo em que estudou no Colégio Estadual do Paraná e propôs ao prefeito Wilmar Reithembach uma parceria para construir uma piscina num terreno de 10 mil metros quadrados ao lado do colégio.
O prefeito topou na hora o acordo. “Essa será nossa primeira parceria”, disse Reithembach, que assumiu o cargo no início deste ano. O Governo do Paraná vai comprar o terreno e a prefeitura construirá uma piscina semi-olímpica, banheiro e vestiários. Requião quer que a piscina seja usada pelos estudantes nos dias de aula e pela comunidade vizinha nos finais de semana.
Outro resultado da visita à escola é que Requião determinou que deixe de ser servido leite em pó aos alunos na merenda escolar. Ele decidiu que nas escolas de todo o Paraná será servido leite in natura, muito mais nutritivo. O alimento será comprado de laticínios locais, fortalecendo a cadeia produtiva.
Segundo Lauri Luiz Toassi, diretor da escola há seis anos, atualmente a instituição de ensino atende aproximadamente 700 alunos e o novo prédio era aguardado pela comunidade desde sua criação. “O povo deste bairro está muito feliz. Reconhecemos Requião como o governador da educação”, disse.
O chefe do Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão, Aires Tomazoni, contou que a região tem recebido importantes investimentos no setor. De acordo com ele, nos últimos anos a cidade recebeu duas escolas novas e outra foi totalmente reconstruída. “As novas instalações do Colégio Leo Flach ampliam a capacidade de atendimento substancialmente, o que dará tranqüilidade para os próximos dez anos”, disse. O chefe da Regional, que responde por 20 municípios, adiantou que outras três novas escolas estão programadas - uma no município de Ampere, outra em Manfrinópolis e a terceira em Bela Vista de Caroba.