Governador dá posse a 2.126 diretores de escolas públicas em Foz do Iguaçu 25/03/2009 - 14:04

O governador Roberto Requião deu posse, na noite desta terça-feira (24), em Foz do Iguaçu, a 2.126 novos diretores das escolas públicas estaduais. Eles foram escolhidos pelas comunidades escolares, por meio de eleições diretas, e devem ocupar os cargos até 2011. Na cerimônia, Requião garantiu que os investimentos e programas voltados para a educação serão mantidos, independentemente dos efeitos da crise financeira mundial. “Não aceito volta depois de tanto progresso. Vamos dar continuidade às políticas públicas pela legislação, tornando permanentes os avanços alcançados até agora”, afirmou.
Requião citou o educador Paulo Freire, que dizia que os ventos não ajudam os navios que não conhecem seus rumos. “No caso da crise, a mão invisível do mercado não nos levou a nenhum porto seguro. É preciso que o rumo da educação pública continue. Que os nossos professores formem alunos que pensem, duvidem, proponham, desafiem”, completou.
A solenidade marcou o início das atividades de capacitação dos gestores da rede estadual de ensino. Até sexta-feira (27) acontecem palestras, oficinas e seminários, com a presença de técnicos da Secretaria de Estado de Educação, professores da Universidade Federal do Paraná e especialistas convidados. O governador anunciou ainda o processo de formação continuada para os novos diretores. Ao longo de oito meses, eles participarão de um curso semi-presencial oferecido pelo governo do Estado.
De acordo com a secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, o objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos dos diretores para a gestão democrática das escolas. “O Paraná foi pioneiro na escolha de diretores por votação, a lei paranaense sobre o assunto já tem 25 anos. Mas gerenciar uma unidade escolar de maneira verdadeiramente democrática ainda é um desafio. Nosso papel é ajudar nesta tarefa, articular e melhorar a relação entre cada escola e o Estado”, explicou.
Para o vice-governador Orlando Pessuti, a capacitação dos profissionais e as melhorias alcançadas no ensino paranaense nos últimos seis anos têm transformado a relação entre escolas e comunidades. “Hoje, nossas escolas têm vida. Elas envolvem pais, alunos, professores e funcionários. Oferecemos educação para jovens e adultos, índios, quilombolas, moradores de assentamentos, pessoas com necessidades especiais. Revitalizamos os 13 colégios agrícolas do Paraná e construímos mais seis. Investimos em transporte, infraestrutura e na valorização do professor”, destacou.
Pessuti fez uma homenagem ao ex-secretário Maurício Requião, que atuou na formulação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) no Estado. “Já na época em que o Maurício trabalhava na Fundação Educacional do Paraná (Fundepar), ele fazia grandes transformações na vida de nossas entidades. Na Secretaria da Educação foram verdadeiras revoluções, e hoje temos o maior programa de capacitação de professores do país”, lembrou o vice-governador.
Avanços - As melhorias promovidas a partir de 2003 também foram citadas pelos deputados estaduais professor Lemos e Dobrandino da Silva. Lemos parabenizou o governador pelo primeiro lugar alcançado pelo Paraná no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb, e pela organização nas eleições diretas para eleger os diretores de escolas estaduais. O deputado, que é ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná, recordou os períodos de greves e manifestações nos governos anteriores e fez uma comparação com o período atual.
“Hoje o diretor não precisa fazer prova. Antes era necessário fazer prova e não podia nem pedir revisão. Antes tinha eleição indireta, a comunidade não participava, o peso dos envolvidos era desequilibrado. As eleições diretas representam um avanço, um passo importante para a educação no Paraná”, analisou.
Já o deputado Dobrandino da Silva comparou o volume de recursos que os governos destinavam para educar os paranaenses. “Em meus sete mandatos nunca vi aumentarem a verba da educação. O Paraná foi o único Estado do país que subiu de 25% para 30% os recursos destinados para esta área. Isto mostra o interesse do Requião. É preciso implantar este modelo de governar no Brasil”, defendeu ele.
O secretário especial e ex-reitor da UFPR, Carlos Moreira, fez um relato da sua experiência e participação na implantação do PDE. “Posso dizer que este é um governo que prioriza a educação, respeita o professor e valoriza o ensino público”, garantiu. O prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, reforçou a importância do encontro e da iniciativa inédita do governo do Estado em promovê-lo.
Qualidade de ensino - Representando todos os novos diretores empossados, o diretor Norberto Giacomini, do Colégio Maria José Aguilera, da cidade de Londrina, agradeceu ao governador Roberto Requião pelas ações de capacitação e qualificação profissional. “Temos uma missão desafiadora, precisamos garantir qualidade de ensino e manter os índices positivos que o Estado tem alcançado junto ao Ministério da Educação. Mas, tenho certeza de que o fato de caminharmos juntos já nos faz vencedores”, afirmou.
Deusita Cardoso, diretora do Colégio Estadual Pedro Macedo, em Curitiba, aproveitou o evento para falar com os técnicos da Secretaria sobre a reforma que será feita na unidade. “Estou muito animada com o curso que faremos nos próximos oito meses e mal posso esperar as obras da reforma começarem. Temos quase quatro mil alunos, nos ensinos fundamental, médio e profissional. O colégio tem 53 anos e será totalmente revitalizado. Os investimentos devem somar R$ 5 milhões”, comemorou.
A chefe do Núcleo Regional de Educação de Cornélio Procópio, Maria Salete Fonseca, explicou que o apoio do governo do Estado, através de seminários, oficinas, palestras e aulas, é fundamental para o bom desempenho dos novos diretores. “É por meio de momentos de reflexão e confraternização, como os que acontecem aqui durante a semana, que quem assume o cargo pela primeira vez, ou até mesmo já trabalhava como diretor, vai conhecer melhor as políticas públicas e educacionais e as diretrizes do governo do Estado para o ensino”, destacou.