Governo do Estado cria o Museu da Escola Paranaense
17/05/2013 - 18:30

O governador em exercício e secretário da Educação, Flávio Arns, assinou nesta sexta-feira (17), em Curitiba, o decreto de criação do Museu da Escola Paranaense. A iniciativa visa ações de preservação do patrimônio material e imaterial das escolas da rede pública estadual.

O processo de conservação dos espaços escolares já ocorre há mais de um ano, segundo Flávio Arns. “As escolas paranaenses têm que ser preservadas. É importante conservarmos o nosso patrimônio, como móveis e materiais, e também cuidarmos do patrimônio imaterial”, disse Arns. Ele também afirmou que serão inseridos na grade curricular conteúdos de educação patrimonial.

O Museu da Escola Paranaense tem abrangência estadual, com sede em Curitiba e Centros de Memória Regionais sediados em estabelecimentos de ensino no interior do estado. A sede central funcionará no Grupo Escolar Cruz Machado, inaugurado em 1907, estabelecimento tombado como Patrimônio Cultural do Paraná.

A iniciativa faz parte do Programa Nossa Escola tem História, coordenado pela vice-governadoria e composto por representantes das secretarias de Educação, Administração e Previdência, Cultura, Ciência e Tecnologia e da Fomento Paraná.

Durante o evento ficaram expostas peças de acervos de escolas paranaenses, dentre elas os óculos e cadernos utilizados pelo professor Guido Straube em 1904, quando era aluno do Colégio Estadual do Paraná, instituição que dirigiu entre os anos de 1932 a 1937.

MUSEUS - O evento de criação do Museu da Escola Paranaense está inserido na programação da 11ª Semana de Museus, de 13 a 19 de maio, que acontece em todo o país em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. No Paraná, durante essa semana, os museus do Governo do Estado prepararam uma série de ações para lembrar a data. As atividades têm entrada gratuita.

GALERIA DE IMAGENS