Governo e APP-Sindicato discutem questões dos servidores da educação 31/08/2009 - 17:47

O Governo do Paraná recebeu na manhã desta segunda-feira (31), no Palácio das Araucárias, em Curitiba, líderes da APP-Sindicato, entidade que representa os servidores da educação básica. No encontro foram debatidas questões como promoções de professores e funcionários das escolas, piso salarial, saúde funcional e orçamento do Estado.
Os sindicalistas foram recebidos pelo chefe de gabinete do governador, Carlos Moreira; pelas secretárias Maria Marta Lunardon (Administração e Previdência) e Yvelise Arco-Verde (Educação); e pelo diretor-geral da Secretaria da Educação, Ricardo Bezerra.
Participaram também o deputado estadual Professor Lemos e o economista Cid Cordeiro, coordenador do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
A reunião havia sido solicitada pela APP, em referência aos 21 anos da “Dia da Luta e do Luto”, mobilização que o sindicato promove anualmente, em 30 de agosto, em memória à uma manifestação reprimida pela polícia em 1988.
COMPROMISSO - Tanto Moreira como as secretárias Maria Marta e Yvelise Arco-Verde reiteraram a disposição de continuidade do diálogo com o sindicato, e também reafirmaram o compromisso do Governo do Paraná com a valorização do magistério e dos demais trabalhadores da educação paranaense.
“Se existe um governo que tem lado é este governo. E o lado do governador Requião é o lado dos professores”, ressaltou Moreira. “Temos uma boa relação com o sindicato e estamos sempre abertos à discussão. As nossas pautas são semelhantes”, observou Yvelise. “O sindicato nos auxiliou, por exemplo, na solução de alguns problemas pontuais do Sistema de Assistência à Saúde (SAS) do funcionalismo”, lembrou Maria Marta.
A presidente da APP-Sindicato, Marlei Fernandes, enumerou na reunião algumas das pautas atuais da entidade, como o pedido de implantação de promoções de servidores do quadro do magistério e de servidores da educação básica. Ela destacou, por outro lado, avanços que a atual gestão proporcionou à educação pública do Paraná.
Esses avanços também foram assinalados pelo deputado Professor Lemos. Os ganhos salariais dos últimos anos e a aplicação de 30% do orçamento estadual em educação foram exemplos citados pelo deputado.
CRESCIMENTO – Números do Dieese sobre o orçamento do Estado, a arrecadação e as despesas realizadas até o primeiro semestre foram discutidos com o coordenador do Dieese, Cid Cordeiro. Na avaliação do economista, o Paraná teve uma arrecadação “surpreendente” neste ano, se for levado em conta o momento de crise global.
“A receita está crescendo, só não dentro daquilo que era estimado pela Lei Orçamentária Anual [elaborada ano passado, antes da eclosão da crise]”, salientou Cordeiro. O chefe de gabinete Carlos Moreira observou que as análises do Dieese estão sendo levadas em conta nas discussões orçamentárias realizadas entre as secretarias do Planejamento e da Fazenda.