Governo e reitores programam juntos encaminhamentos para o caso Vizivali 05/05/2011 - 08:40
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação (Seed) e da Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia (Seti) está concluindo, junto com as universidades estaduais e o Conselho Estadual de Educação, a construção de uma solução para os alunos que fizeram o Curso Normal Superior ofertado pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), entre 2002 e 2004.
Nesta quarta-feira (30) uma reunião sobre o caso Vizivali ocorreu no miniauditório do Palácio das Araucárias entre o vice-governador e Secretário da Educação, Flávio Arns, Secretário de Ciência e Tecnologia, Alípio Santos Leal Neto, o presidente do Conselho Estadual da Educação, Romeu Gomes de Miranda, reitores e representantes das universidades estaduais do Paraná. Nos próximos dias, novos encontros devem ocorrer para o planejamento definitivo das ações.
De acordo com Arns, a intenção é convergir na solução que seja legal e de qualidade, com amplo entendimento entre os segmentos envolvidos. "Estamos tratando esse tema como uma questão de Governo. As pessoas que fizeram um curso legalmente autorizado não podem ser lesadas", diz. O secretário de Ciência e Tecnologia ressaltou que é importante todos trabalharem juntos neste momento e encontrarem um consenso. "O que deve prevalecer é a Justiça. O poder público não pode se eximir da responsabilidade e deve ser exercido plenamente. São professores que estão há muitos anos em sala de aula", disse.
Os reitores se colocaram à disposição para juntos estabelecerem os caminhos para regularizar a situação dos alunos que concluíram curso da Vizivali. O reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), João Carlos Gomes, destaca a importância da discussão. "Temos de encontrar uma solução ágil, rápida e legal", disse. Para a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Nádina Aparecida Moreno, ressaltou que é importante que as universidades participem do processo. "Queremos resolver, pois se trata de uma questão social e de respeito para aqueles que fizeram o curso ", diz.


