Governo estadual assume projeto da Vila da Cidadania em Piraquara 09/06/2009 - 18:37

A cidade mirim Vila da Cidadania, em Piraquara, será utilizada para atividades de contraturno escolar e formação cidadã de aproximadamente 6 mil alunos por mês da rede pública estadual. O termo de comodato cedendo a estrutura ao Governo do Estado foi assinado nesta terça-feira (9), na Escola de Governo, pelo governador Roberto Requião, pelo vice-governador Orlando Pessuti, pela secretária da Educação, Yvelise Arco-Verde, e pelo presidente da BS Colway, Francisco Simeão. “Esse é um belíssimo projeto que o Estado assume para que não seja interrompido”, disse Requião. “É tranquilizador saber que o Governo vai assumir esse projeto”, afirmou Simeão.
O presidente da BS Colway, Francisco Simeão, disse que o projeto ficará em boas mãos. “Agora as crianças poderão voltar a exercitar sua cidadania em uma cidade em miniatura, aprendendo ética e valores para a vida adulta”, afirmou. As escolas beneficiadas estão localizadas nos municípios de Curitiba, Piraquara, Campina Grande do Sul, Colombo, Quatro Barras, Pinhais e São José dos Pinhais.
A BS Colway construiu 3 mil m² com 25 pequenos prédios que reproduzem uma cidade, com prefeitura, fórum, biblioteca, câmara de vereadores, banco, supermercado, indústria, museu e outros espaços urbanos. A Vila da Cidadania foi criada com o objetivo de dar condições para que as crianças pudessem compreender o funcionamento de uma cidade. O projeto atualmente atende, principalmente, crianças de bairros pobres de Piraquara, que participavam de audiências, legislavam, votavam e discutiam assuntos para a melhoria da comunidade.
O centro de atividades pedagógicas vai atender 42 escolas que respondem aos critérios como estar situada no máximo a 15 quilômetros da Vila da Cidadania e fazer parte do programa Superação. “Os alunos de escolas localizadas em regiões de baixos índices de desenvolvimento humano ou estudantes provenientes de escolas que apresentaram baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) terão complementação curricular. Vão ter lanche, almoço, transporte e material didático nos quatro dias semanais de atividades na Vila da Cidadania”, destacou Yvelise.
Segundo a secretária da Educação, os estudantes terão atividades educativas e lúdicas que fazem parte da complementação curricular. Para os estudantes de 5ª série serão abordadas questões relacionadas ao meio ambiente, para a 6ª série, segurança, para a 7ª série, cidadania, para a 8ª série, cultura, e para o ensino médio, atividades relacionadas ao trânsito. “Teremos parcerias com a Sanepar, Polícia Militar do Paraná e Detran e vamos estudar a possibilidade de inserção de novas parcerias”, disse.