Governo investe na Educação Especial no Paraná 25/09/2013 - 09:17

No Paraná, o Governo do Estado investe nas escolas de Educação Especial. O governador Beto Richa autorizou, nesta semana, o início das obras para reforma na Escola de Educação Especial Antonio Carlos Gabardo (APAE), no município de Piraquara, região metropolitana de Curitiba. O investimento é de R$1,4 milhão para reparos e melhorias no prédio da instituição que atende 140 alunos.

A diretora da APAE de Piraquara, Andrea Cristina de Fátima dos Santos, comemora o investimento na escola. Um pavilhão que atualmente está sem uso será totalmente reformado, incluindo rede elétrica e hidráulica, cobertura e banheiros adaptados. “A atual gestão abriu uma linha de diálogo com as APAES. Com a lei, temos o sentimento de inclusão no processo educacional. Agora os direitos da pessoa com deficiência estão garantidos, graças a essa atitude e a sensibilidade dos governantes”, destaca Andrea.

Desde 2011, A Secretaria da Educação tem discutido com as escolas de Educação Especial a ampliação de recursos para beneficiar mais de 40 mil alunos. Neste ano, o governador Beto Richa sancionou a lei nº 17.656/13. Com a lei, foi instituído o programa Todos Iguais Pela Educação, que torna obrigatório que as escolas básicas de Educação Especial tenham os mesmos direitos e recursos que o governo destina às escolas da rede estadual de ensino. A lei foi proposta pelo próprio governador e é pioneira no Brasil.

“Com a lei, essa prática passa a se configurar como política pública, ela institucionaliza o tratamento igualitário”, afirma Beto Richa. “Isso quer dizer que as escolas de Educação Especial não ficarão mais dependentes da vontade dos governantes para terem o apoio do governo”, diz Richa.

Além dos investimentos em infraestrutura, o governo realizou a entrega de ônibus adaptados para diversos municípios. Os veículos servirão para o transporte dos alunos das escolas de Educação Especial.

GALERIA DE IMAGENS